Geral

Alimentos contaminados: Anvisa proíbe venda de 3 marcas famosas. Veja quais

Carne, molho de tomate e sal: três alimentos queridinhos e grandes marcas tiveram suas vendas proibidas após inspeção da Anvisa

Leiri Santana

Redação Folha Vitória
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Carne, sal e molho de tomate foram os alvos da  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) responsável por fiscalizar a segurança de alimentos e insumos brasileiros. Os três alimentos proibidos causaram espanto na população por serem de marcas famosas, sendo elas Salsaretti, Sal Rosa do Himalaia e Cedro Alimentos.

No dia 15 de fevereiro de 2024, foram anunciadas as restrições: a Anvisa determinou a suspensão da comercialização, distribuição e utilização de um lote de carne bovina congelada sem osso, da marca Cedro Alimentos. 

A medida foi tomada devido à detecção de níveis acima do recomendado de Escherichia coli, que pode causar  infecções urinárias, diarreia, colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica. Outras substâncias que também foram encontradas são: aeróbios mesófilos, ambas  prejudiciais à saúde humana.

>> Quer receber mais notícias sobre saúde 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

No dia 25 de janeiro de 2024, a Anvisa também suspendeu o Sal Rosa do Himalaia, da marca Natural Life Kodiliar, da  empresa M W A Comércio de Produtos Alimentícios. Neste caso, a proibição aconteceu pois o ensaio para determinação de iodo foi insatisfatório.

Por último, outro produto que teve sua comercialização proibida foi o molho pronto da  marca Salsaretti Tradicional, distribuído pela empresa Stella D’oro Alimentos LTDA. A Anvisa determinou o recolhimento do lote número 536. Conforme informações divulgadas, a proibição foi motivada por resultados insatisfatórios na análise de contaminantes que poderiam representar riscos à saúde humana, incluindo a presença de larvas de insetos encontradas durante a inspeção do lote.

LEIA TAMBÉM: O QUE? NICOLAS PRATTES E SABRINA SATO ASSUMEM ROMANCE

LEIA TABÉM: "DOENÇA DO GELO": FOLIÕES RELATAM INTOXICAÇÃO APÓS CARNAVAL; ENTENDA O QUE É

LEIA TAMBÉM: LEBRON JAMES REVELA ESTAR PRÓXIMO DA APOSENTADORIA

"DOENÇA DO GELO": FOLIÕES RELATAM INTOXICAÇÃO APÓS CARNAVAL; ENTENDA O QUE É

Um jovem descobriu o que deixou as pessoas doentes durante a folia e usou as redes sociais para publicar sua indignação sobre o caso

Foto: Racool_studio/Freepik

Mesmo tomando bastante cuidado com a saúde, muitas pessoas passaram mal durante o Carnaval. E o pior: ninguém sabia o motivo.

Um jovem descobriu o que causou toda comoção e usou as redes sociais para publicar sua indignação sobre o caso. “Todo mundo passando mal sem saber o que tem, quando, na verdade, é a doença do gelo sujo de ambulante”, disse.

O comentário gerou debate e muitas opiniões divergentes chamaram a atenção na internet. “Mas o gelo é só pra gelar a cerveja, ou vocês andam chupando esse gelo?”, questionou uma pessoa. “Ele derrete e a garrafa tá mergulhada onde?”, respondeu outra.

“Mas o gelo encosta aonde você vai colocar a boca, então...”, esclareceu um usuário. “Vi várias pessoas colocando nas bebidas”, relatou outro. “Beijou 40 bocas a cada esquina e agora a culpa é do ambulante, tá bom, então né”, debochou.

“Beija 30 bocas e diz que a bactéria é do gelo”, brincou uma internauta. “Beijei ZERO bocas e tô passando mal”, comentou outra. “Tem gente que botou a boca em coisa mais suja e vem culpar o gelo”, opinou uma pessoa.

“Só ressaltando que a maioria dos ambulantes que trabalham com drinks tem o gelo separado e próprio para fazer os drinks. O de gelar as bebidas e outro tipo de gelo. Sei que é um meme, mais nós ambulantes sofremos tanto para trabalhar, com perseguições, e uma publi dessa gera mais perseguição para nossa classe. A galera beijando geral, e o problema tá no gelo do ambulante?”, explicou outra.

E aí, qual sua opinião?

MISSÃO MARTE: NASA BUSCA VOLUNTÁRIOS PARA SIMULAÇÃO DE VIDA COM SALÁRIO

Os candidatos a astronautas devem ser cidadãos americanos ou residentes no país, com idades entre 30 e 35 anos.

Foto: Reprodução/ Redes Social

Programada para a primavera de 2025, a missão simulada tem como meta preparar a primeira expedição humana real ao planeta vermelho.

Esta será a segunda iteração da missão "Analogia de Exploração da Saúde e Desempenho da Tripulação", durante a qual os quatro selecionados viverão por um ano no Centro Espacial Johnson da NASA, localizado em Houston.

A NASA almeja obter dados científicos cruciais com a simulação e destaca que os candidatos devem possuir "um forte desejo de experimentar aventuras únicas e gratificantes", além de manifestar interesse em contribuir para as atividades da agência.

Os participantes serão recompensados financeiramente, com os valores a serem divulgados durante o processo de seleção.

A NASA almeja obter dados científicos cruciais com a simulação e destaca que os candidatos devem possuir "um forte desejo de experimentar aventuras únicas e gratificantes", além de manifestar interesse em contribuir para as atividades da agência.

Os participantes serão recompensados financeiramente, com os valores a serem divulgados durante o processo de seleção.

INSETICIDA NATURAL CASEIRO VIRALIZA NA WEB; VEJA RECEITA E BENEFÍCIOS

Além da garantia da eficácia como repelente natura, o inseticida é mais barato que os industrializados e não possui forte odor

Inseticida natural promete acabar com os insetos dentro de casa. Feito com vinagre, detergente e açúcar, esse repelente é ideal para deixar na mesa no horário das refeições. Além de evitar insetos na, ele não possui cheiro forte como a maioria dos industrializados.

De acordo com a influencer Livia Sampaio, conhecida no Instagram por suas dicas de casa e truques de limpeza, o inseticida caseiro garante um ambiente sem insetos. Com ingredientes acessíveis e de fácil manuseio, qualquer pessoa consegue reproduzir a receita com facilidade.

RECEITA DO REPELENTE NATURAL

- Ingredientes

1 xícara de Vinagre

5 gotas de detergente neutro

1 colher de sopa de açúcar

- Modo de preparo

Coloque uma xícara de vinagre em um recipiente, de preferência um copo ou algo que posso ficar destampado, coloque 5 gotas de detergente neutro e 1 colher de açúcar. Misture tudo e deixe próximo aos alimentos para evitar moscas, mosquitos e insetos indesejados na hora das refeições.

O uso de inseticidas naturais também é uma ótima alternativa para o meio ambiente, pois leva menos componentes químicos em sua composição. Então além de ter um ótimo custo benefício, ele reduz danos a saúde.