Chuva no ES: Rio Fundão sobre 3 metros, transborda e inunda casas e comércio
A cidade de Fundão registrou 107,8 milímetros de chuva entre a manhã desta terça (20) e quarta-feira (21)
A cidade de Fundão, região que mais choveu nas últimas 24 horas no Espírito Santo, sofreu fortes consequências com a tempestade na madrugada desta quarta-feira (21). O Rio Fundão subiu três metros da cota de inundação e transbordou.
Galhos de árvores, pedaços de concreto, lixo e muita lama foram arrastados com a água para as residências ribeirinhas. A altura da água passou de 1,5m de altura e chegou a atingir roupas que estavam nos varais.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A reportagem da TV Vitória/Record esteve no local e conversou com o dono de um bar às margens do rio. Robson Mandeli contou que sofreu a mesma situação no ano passado.
"Perdi tudo, geladeira, freezer, mesa de sinuca... o que estava dentro do bar, foi embora. No ano passado, foi pior ainda. É a segunda vez que eu perco minhas coisas", contou.
O motorista Everaldo Mioto mora na região há 16 anos e já não aguenta mais sofrer com a situação. Ele e os filhos conhecem do histórico da região e, por isso, não deixam móveis importantes na parte mais baixa da casa.
"Na parte de baixo já deixo todos os móveis e objetos que podem 'ser prejudicados' com a água. Mas na parte de trás da casa, tenho uma espécie de oficina e faço tudo para que a chuva não entre lá", descreve.
A cuidadora de idosos Vívian Francisca já sofreu com as chuvas por vários anos. Na tempestade da noite desta terça (20), relatou o “trabalho de formiguinha” que é limpar a casa.
“A gente pega uma vassoura, limpa a lama, é um trabalho bem complicado. Após meses você ainda encontra terra em casa”.
Chuva pegou a Defesa Civil de surpresa
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Fundão registrou 107,8 milímetros entre a manhã desta terça (20) e quarta-feira (21).
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Valfran Nunes, o órgão só recebeu o comunicado de tempestade quando a chuva já estava tomando proporções maiores.
"A Defesa Civil não passou as informações de fortes chuvas anteriormente porque não tínhamos o comunicado. Ele só chegou por volta das 23 horas, quando já estava chovendo", narra o coordenador.
Ele explica que, por conta da quantidade de chuva, também receberam muitas situações de emergências como: queda de barreiras, deslizamentos de taludes, quedas de muros e árvores.
Ainda não há registros de desabrigados ou desalojados na região. Entretanto, ainda há alerta de mais chuvas para a região de Fundão.
*Com informações do repórter Caio Dias da TV Vitória/ Record TV
LEIA TAMBÉM: Rio Santa Maria enche de lama e Cesan suspende abastecimento de água em cinco cidades no ES