Estudante de 19 anos fica em 1º lugar geral na Ufes e revela o segredo do sucesso
Com a nota 863,18 (de mil) no Enem, a estudante Maria Eduarda, moradora da Serra, garantiu vaga no curso de Engenharia da Computação
Ingressar no Ensino Superior é o sonho de muitos jovens que estão finalizando o Ensino Médio. Entre dúvidas de qual curso escolher e ansiedade para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é a porta de entrada nas universidades, uma coisa não pode ser deixada de lado: foco.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
E foi com muito foco que a Maria Eduarda de Freitas Cornachini, de 19 anos, moradora da Serra, conquistou o 1º lugar geral na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Com a nota 863,18 (de mil) no Enem, a estudante garantiu a vaga no curso de Engenharia da Computação.
Mas, qual o segredo? Nada de se abster das redes sociais ou deixar de assistir televisão e, até mesmo, socializar. Em entrevista ao Folha Vitória, Maria conta que o segredo mesmo é ter equilíbrio.
"Não foi a primeira vez que fiz vestibular. Para valer mesmo, foi a segunda. Eu fiz dois anos de Mandan (cursinho particular). A minha rotina de estudos era bem simples, de manhã era o cursinho e à tarde eram os exercícios. Aos domingos, eu realizava simulados, seja para o Enem ou para outras faculdades. Eu não deixei de assistir série ou mexer nas redes sociais, eu fiz tudo com responsabilidade e equilíbrio. O processo de vestibular não é um tiro de 100 metros, é uma maratona. Então, você tem que ficar bem no processo inteiro", contou.
Dedicação aos estudos gerou resultados que ultrapassaram as barreiras capixabas
Além da Ufes, Maria também passou no curso de Medicina em duas universidades públicas paulistas: a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
E é rumo à terra da garoa que Maria se organiza, afinal, Medicina era sua primeira opção de curso.
Com o sucesso nos estudos, ela deixa também uma dica para os jovens que vão prestar vestibular esse ano:
"Para mim, a maior dica é buscar saúde mental. Pensar a longo prazo, não adianta estudar muito durante uns dois meses e, no resto do ano, não estudar nada. Então, precisa ter um equilíbrio, exercício físico e apoio psicológico, se tiver como", aconselhou.
LEIA TAMBÉM: ES recebe alerta para tempestades com queda de granizo em 41 cidades