Rio Santa Maria enche de lama e Cesan suspende abastecimento de água em cinco cidades no ES
Enquanto isso, o abastecimento será complementado por meio de carros-pipa; veja quais municípios são afetados
Após as fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo nos últimos dias, o Rio Santa Maria da Vitória está impróprio para a captação de água, por conta da quantidade de lama. A informação é da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan).
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A situação fez com que, nesta quarta-feira (21), a Cesan suspendesse o abastecimento de água nas cidades de Vitória, Serra, Cariacica, Fundão e Aracruz. Enquanto isso, o abastecimento será complementado por meio de carros-pipa.
A Companhia orienta a população a economizar água e praticar o reúso. Técnicos estão 24 horas monitorando o sistema e tão logo o rio apresente condições adequadas, a captação de água será retomada.
De acordo com a empresa, mesmo após o término das chuvas, é possível que essa condição persista por algum tempo, enquanto a vazão de água no rio se normaliza.
No Rio Santa Maria da Vitória, onde normalmente o nível da água se mantém em torno de 1,30 metros, atingiu 4,8 metros nesse período chuvoso.
Além do aumento do volume, a velocidade da água também se elevou, levando consigo uma quantidade significativa de sedimentos.
Por nota, a Cesan se colocou à disposição a qualquer hora do dia ou da noite pelo telefone 115 ou pelo WhatsApp 3422-0115.
LEIA TAMBÉM: Chuva forte deixa cidades do ES em alerta para deslizamento de terra e alagamento