Após a tão esperada alta das irmãs Eloá e Maytê, a família dos gêmeos de Colatina foi surpreendida com um corredor de aplausos, enquanto saíam do hospital, na tarde dessa quarta-feira (7). Depois de quatro meses de internação, os bebês se preparam para uma nova fase.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, o casal Quezia Romualdo e Magdiel Costa aparecem emocionados enquanto recebem as homenagens dos profissionais de saúde do São Bernardo Apart Hospital, ao lado de familiares.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
“É um momento que a gente estava esperando muito, um dia tão desejado e sonhado por todos. Passamos por muita luta, provações, mas o Senhor esteve conosco a todo momento, nos dando força, nos ajudando, e a vitória veio. Graças a Deus, os quatro estão juntinhos”, relatou a mãe.
Veja o vídeo:
Agora, Eloá e Maytê finalmente estarão em casa, ao lado dos irmãos Henry e Lucca, e da irmã mais velha Heloísa. A família, que passou por muitas lutas, internações e perdas, celebrou a chegada de uma nova fase.
“O desafio agora é dar conta dos quatro. Mas a gente vai se ajeitando e se adaptando. É tudo muito gostoso. Graças a Deus eles estão bem”, disse Quezia.
Dificuldades superadas e acompanhamento
Acerca dos tempos de tratamento, a pediatra do hospital, Juliana Quindeler relembrou as dificuldades vividas pelos bebês. Segundo a profissional, os gêmeos eram prematuros extremos, com baixo peso, o que se mostrou um desafio.
Inicialmente pesando entre um quilograma e 620 gramas, hoje os irmãos estão todos com três quilogramas. Eloá, uma das gêmeas, pesa atualmente 3,800 kg.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Gêmeos de Colatina completam 2 meses e já teve até banho de banheira
“E fora isso, todas as patologias que eles apresentaram, como a cardiopatia em alguns, outros, insuficiência renal, a broncodisplasia grave que fez a Eloá ficar muito tempo no oxigênio. Mas tudo foi superado e agora é manter o acompanhamento que tudo vai dar certo. Hoje é uma sensação de vitória”, comentou a pediatra.
A médica e diretora técnica da instituição, Júlia Mattedi, mencionou com pesar o falecimento de Matteo e Théo, que lutaram bravamente pela vida. Ainda com as perdas, o sentimento é de alegria.
“Foi uma experiência incrível participar desse acontecimento, desde a gestação, passando pelo parto dos sêxtuplos, até hoje, na alta hospital das crianças. Desejamos muitas bençãos e experiências maravilhosas nessa nova jornada da família”, comemorou.
Adaptações e novos cuidados
Vivendo o sonho de ter a família reunida, o casal reforçou a expectativa da adaptação da nova rotina, com cinco filhos.
“É muita felicidade poder pegar elas e levar para casa. A gente não tem muita noção de como vai ser. A gente já estava com a Heloísa e os outros dois em casa, e temos aprendido muito com eles. Agora com os cinco juntos tenho certeza que vai ser legal também e a gente vai conseguir contornar todas as situações e lidar bem com isso. Ter todos eles em casa é uma vitória, só gratidão por tudo”, contou o pai.
Em um vídeo nas redes sociais, a família compartilhou registros dos novos carrinhos dos gêmeos, separados para passeios com os bebês.
“Cada saída com esses pequenos vai ser uma aventura”, escreveu a mãe.
Confira:
Relembre a trajetória dos sêxtuplos
Os sêxtuplos capixabas nasceram no dia 1º de outubro de 2023, em um parto rápido, de apenas 10 minutos, em Colatina. Eles vieram ao mundo prematuros, com 26 semanas de gestação.
Entretanto, por conta da gravidez de risco de Quezia e do nascimento prematuro dos bebês, dois deles – Matteo e Théo – morreram após complicações.
No dia 5 de janeiro de 2024, Henry foi o primeiro irmão a ir para casa, seguido por Lucca, três dias depois. Agora, Eloá e Maytê se juntaram aos irmãos.
LEIA TAMBÉM: “Theo foi um guerreiro”, diz mãe dos gêmeos de Colatina após morte de bebê