CORONAVÍRUS

Geral

Covid-19: o que muda com a confirmação da transmissão comunitária no Estado?

Segundo o governador do ES, o estado agora entra em alerta vermelho e deve tomar medidas mais rigorosas para enfrentar a propagação da doença

Foto: Divulgação

O governo do Espírito Santo confirmou, no início da noite desta segunda-feira (30), os primeiros casos de transmissão comunitária do Novo Coronavírus no Estado. Isso ocorre quando não é possível identificar a origem da contaminação, o que indica a possibilidade de contágio em níveis muito mais elevados.

Segundo o Secretário de Saúde do Estado, Nésio Fernandes, pelo menos três casos registrados em Vila Velha, testados na semana passada, não tiveram a origem da infecção definida.

O que muda agora?

De acordo com Casagrande, com essa confirmação, o Estado deve estabelecer protocolos mais rigorosos para as atividades essenciais que ainda estão funcionando, como limitar a distância entre as pessoas, quantificar o número de pessoas por estabelecimento e afastar do trabalho quem for parte do grupo de risco. 

Para o secretário de Saúde, a partir de agora, a doença terá de ser enfrentada de forma mais robusta, principalmente no trato com as pessoas do grupo de risco. Segundo ele, será necessário estabelecer uma disciplina dentro de casa,  redobrar o cuidado com o isolamento e evitar ao máximo o contato físico entre familiares. "Essa radicalização vai ser necessária a partir de agora", disse Nésio Fernandes.

Qual o protocolo para definição da transmissão comunitária?

Segundo o secretário de Saúde, estamos lidando com um vírus que não existia no País, então, a entrada dessa doença no Brasil passou a ser monitorada em algumas etapas. Com a confirmação do primeiro 'caso importado', os novos casos passam a ser monitorados. 

"A partir do diagnóstico confirmado, e sendo um paciente que não tenha clara na notificação o nexo do contato primário, nós temos 36 horas pra poder confirmar se há o nexo ou não. Não havendo, nós fazemos, então, o reconhecimento de que aquele paciente é de transmissão comunitária", completou.

Transmissão Comunitária x Transmissão Local

As situações de transmissão comunitária significam que o vírus está mais disseminado, demandando cuidados mais efetivos. Ela difere dos casos importados (quando uma pessoa adquire o vírus em viagens ao exterior) e da transmissão local (quando alguém é contaminado por contato com alguém infectado em outro país). 

Alerta Vermelho

Com a confirmação da transmissão comunitária do Novo Coronavírus, o governador Renato Casagrande afirmou que o estado entra em alerta vermelho.

"A transmissão comunitária é, de fato, um alerta vermelho para que a gente possa aumentar totalmente o cuidado. Quando você tem um sinal vermelho, você tem que parar, não pode avançar. Se avançar, você pode sofrer uma acidente. Também na transmissão comunitária é isso. É mais do que um alerta amarelo, é um alerta vermelho de que você tem, de fato, que mudar", afirmou.

Saiba mais: Transmissão comunitária do Novo Coronavírus coloca o Espírito Santo em alerta vermelho


Histórico:

1º CASO CONFIRMADO NO ES

05/02 -Vila Velha

O primeiro caso da covid-19 registrado no Espírito Santo foi de uma mulher de 37 anos, moradora de Vila Velha, que tinha histórico de viagem para Europa. Ela já está curada da doença.

2º CASO CONFIRMADO NO ES

02/03 - Vila Velha

O segundo caso confirmado no Espírito Santo também foi registrado em Vila Velha. O paciente seria um homem que mora na Inglaterra e esteve no município capixaba vistando parentes.

3º CASO CONFIRMADO NO ES

14/03 - Linhares

O terceiro caso confirmado no Espírito Santo foi registrado em Linhares, segundo a Secretaria de Saúde do Estado.  O paciente seria um parente do morador da Inglaterra que esteve no Estado visitando familiares.

4º CASO CONFIRMADO NO ES

14/03 - Vila Velha

O quarto caso foi registrado em Vila Velha e também seria um homem, morador da Inglaterra, que estaria no município canela-verde.

Caso confirmado - turistas de cruzeiro marítimo 

Após a confirmação dos primeiros casos, a Secretaria de Saúde do Estado passou a emitir boletins, informando o número de contaminações no Espírito Santo. No dia 17/03 o Estado já contabilizava oito casos confirmados. Entre eles, estavam duas pessoas que viajaram num cruzeiro marítimo no Caribe.

Número de casos aumenta

Na sexta-feira 20/03, o número de casos confirmados pela Secretaria de Saúde já estava em 16 confirmados. A maioria dos pacientes se concentrava na região metropolitana do Estado.

Casos no interior do Estado

Com o passar dos dias, o Espírito Santo já registrava casos no interior do Estado, como em Cachoeiro de Itapemirim, São Roque do Canaã, Itapemirim, São Mateus, além dos que já estavam notificados em Linhares.

No último domingo (29), o número de casos confirmados já havia saltado para 72 (incluindo o caso de um morador do Rio de Janeiro que teve caso notificado no Espírito Santo).

ATUALIZAÇÃO 
Nesta segunda-feira (30), o número de casos confirmados saltou para 85, considerando um morador do Rio de Janeiro que buscou atendimento em Vitória. Em 24 horas foram 13 confirmações: 5 na Serra, 4 em Vitória, 3 em Vila Velha e 1 em Cariacica.


Pontos moeda