Geral

Dez pessoas são flagradas com sintomas da covid-19 no primeiro dia das Barreiras Sanitárias no ES

Ao todo, mais de 3 mil pessoas foram abordadas pela equipe de fiscalização, que atua nas BRs 101 e 262, nas divisas com o Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais

Foto: Reprodução

Mais de 3 mil pessoas que passaram por estradas que ligam outros estados ao Espírito Santo foram abordadas no primeiro dia da ação chamada Barreira Sanitária. Desse total, dez apresentaram sintomas da covid-19 e foram orientadas a procurar unidades de saúde e a tomar os devidos cuidados para evitar o contágio da doença.

“Foi feito todo um trabalho de orientação, bem como a prevenção, tanto à pessoa quanto às possíveis pessoas que venham ter encontro com ela. Foi colocada uma máscara nela, foi orientado o distanciamento para o isolamento social e foi orientado sobre situações em que ela pode transmitir o Coronavírus”, contou o tenente-coronel Carlos Wagner Borges, do Corpo de Bombeiros.

A campanha é realizada pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Militar e conta com o apoio de técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária e Agrícola do Espírito Santo (Idaf). O objetivo da ação, que teve início nesta quarta-feira (25), é evitar a disseminação do Novo Coronavírus no Espírito Santo.

“Estamos abordando todos os veículos, todos os caminhões, todos os ônibus que passam por esses locais. E aí as pessoas respondem a um questionário e, após isso, é feita a medição de temperatura. Quando nós encontramos uma pessoa que apresenta os sinais característicos do Coronavírus, mas não está debilitada, a gente orienta a quarentena em casa. Quando essa pessoa já se encontra num quadro debilitado, a gente orienta procurar o hospital especializado para o tratamento do Coronavírus no Estado do Espírito Santo”, afirmou Carlos Wagner.

>> Coronavírus: conheça algumas medidas adotadas até agora pelo governo do ES e prefeituras da GV

Nessa primeira fase, segundo os bombeiros, a Barreira Sanitária está acontecendo nas BRs 101 e 262, nas divisas com o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. A ação prossegue, inicialmente, até o dia 5 de abril, mas, de acordo com o tenente-coronel, essa data pode ser prorrogada. “Após esse período, vai ser revisado e, dependendo da situação, vai dar continuidade ou não”, frisou.

E não é só nas estradas que as pessoas são submetidas a medição de temperatura. A ação também acontece no aeroporto de Vitória. 

Com informações da repórter Milena Martins, da TV Vitória/Record TV