Geral

Em meio à pandemia, idosos se concentram em longas filas à espera de vacina contra a gripe na Grande Vitória

Especialistas na área de saúde defendem que as aglomerações são um dos meios de transmissão do vírus, que afeta, sobretudo, pessoas idosas ou com doenças crônicas

Foto: Reprodução

Quem procurou por vacina contra a gripe, na manhã desta segunda-feira (23), nos municípios de Vila Velha e Cariacica, na Grande Vitoria, encontrou um cenário completamente diferente do que é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelas autoridades sanitárias do Brasil e do estado.

Em meio à pandemia do Novo Coronavírus, os especialistas na área de saúde defendem que as aglomerações são um dos meios de transmissão do vírus, que afeta, sobretudo, pessoas idosas ou com doenças crônicas. 

A campanha de vacinação contra a gripe teve início em todo o país nesta segunda-feira (23). O Ministério da Saúde disponibilizou 75 milhões de doses da vacina para todos os municípios. O grupo prioritário são as pessoas com mais de 60 anos. Em Vila Velha, um dos postos de vacinação é o Santuário, localizado no centro do município.

No local, as pessoas registraram intensa movimentação de idosos, que se agruparam em grande filas para receber a dose. Um vídeo enviado para o Folha Vitória mostra a grande quantidade de pessoas no local.

A secretaria de saúde de Vila Velha informou, por meio de nota, que os atendimentos podem ser agendados, via endereço de e-mail da secretaria. Segundo a prefeitura, vários pontos de vacinação foram oferecidos ao público alvo. Nos pontos, segundo a prefeitura, há sinalização de marcadores para que os usuários mantenham distância segura.

Já em Cariacica, um motorista que passava pelo bairro Campo Grande, nos entornos da Escola Stélida Dias, também registrou uma fila de idosos que se estendeu pelas ruas do bairro. Por meio de nota, a prefeitura de Cariacica informou que a secretaria de saúde vai credenciar novos servidores e que o município vai oferecer novos postos de atendimento. 

Em relação as filas, o município disse que vai orientar os idosos, para que mantenham a distância recomendada pela OMS.