CORONAVÍRUS

Geral

Governo vai tirar ônibus com ar-condicionado de circulação, suspende passe escolar e proíbe eventos

Estado também recomendou a flexibilização de horários para melhor distribuição no transporte

Foto: Iures Wagmaker / Folha Vitória

O governo do Estado decidiu retirar de circulação os ônibus com ar-condicionado que circulam pela Grande Vitória e proibir eventos que atraiam grande aglomeração de pessoas. As medidas são válidas por 30 dias. A decisão foi informada na tarde desta terça-feira (17) pelo governador Renato Casagrande, durante uma entrevista coletiva.

Segundo o governador, os coletivos do Transcol com ar-condicionado já deixarão de circular nesta quarta-feira (18). Já os seletivos sairão das ruas na quinta-feira (19).

"A recomendação é para que, não chovendo, as janelas fiquem abertas para haver a circulação do ar. Essa é uma medida preventiva", destacou Casagrande.

Além disso, será suspenso, a partir de segunda-feira (23), o uso do passe escolar. "Isso retira passageiros do sistema, uma vez que não teremos aulas a partir da próxima segunda-feira", explicou o governador.

Casagrande também frisou que o governo recomenda o uso maior do cartão GV, justamente para evitar o manuseio de dinheiro, uma vez que cédulas e moedas podem favorecer o contágio do coronavírus.

Além disso, o governador informou que foram colocadas saboneteiras nos banheiros de todos os terminais rodoviários da Grande Vitória. Disse também que os ônibus são diariamente limpos com água oxigenada, especialmente as partes que servem como suporte para os passageiros.

Outra medida anunciada por Casagrande é que o governo está orientando que as empresas substituam os motoristas e cobradores com mais de 60 anos, remanejando esses trabalhadores para outras funções dentro do sistema de transporte coletivo.

Proibição de eventos

O governador também informou nesta terça que o Governo do Estado proibiu a realização de todos os eventos com mais de 100 pessoas. Já os eventos com público limitado a esse número devem ser realizados em espaços amplos, com capacidade para mais de 300 pessoas.

"Estamos determinando o fechamento de casas de shows, boates, cinemas, museus e teatros, para que a gente possa também impedir a circulação das pessoas em locais fechados, para que a gente possa evitar a contaminação pelo vírus", ressaltou o governador.

Confira a íntegra da entrevista coletiva de Casagrande, na tarde desta terça-feira:


Pontos moeda