'Se o socorro tivesse chegado mais cedo, talvez ela estivesse viva', diz mãe de menina atropelada na Serra
Além de Núbia, a outra filha de Mara, Julia Evelin Paixão da Silva, de 9 anos, também foi atingida pelo caminhão
O atropelamento que provocou a morte da menina Núbia Vitória Silva Barbosa, de 12 anos, causou revolta nos moradores do bairro Ourimar, na Serra, que interditaram a rodovia ES-010 na manhã desta terça-feira (10), em protesto ao acidente. A comunidade cobrou ainda melhorias na sinalização da Rua Alfredo Galeno, onde ocorreu o atropelamento.
A mãe da vítima, a auxiliar de serviços gerais Mara Azevedo da Silva, esteve no protesto e relatou que o problema na rodovia é antigo. Além de Núbia, a outra filha de Mara, Julia Evelin Paixão da Silva, de 9 anos, também foi atingida pelo caminhão, sendo socorrida e levada para o hospital. As duas voltavam da escola e seguiam no sentido Manguinhos.
Emocionada, a mulher relatou que a filha fazia o trajeto para a escola de bicicleta, por falta de condições financeiras para pagar um transporte escolar. "A escola é longe. Eu estava sem condições de pagar o transporte. Ela estava aqui na calçada e o caminhão pegou ela aqui. Nós não temos resposta de ninguém, ninguém se prontificou [...] A minha filha filho era uma criança inocente, ela tinha só 12 anos", desabafou.
A mulher também relatou que houve demora no atendimento do Serviço Móvel de Urgência (Samu). "Já eram 19 horas quando o socorro veio. O acidente aconteceu às 17 horas. Se o socorro tivesse chegado mais cedo, talvez a minha filha estivesse com vida."
Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) informou que a coordenação do Samu recebeu o chamado às 18h19. Após avaliação do médico regulador, a ambulância foi enviada às 18h28 e chegou ao local às 18h58.
O caso
Núbia e Júlia foram atingidas por um caminhão que fazia coleta de lixo para a Prefeitura da Serra, no final da tarde da última segunda-feira (09). As irmãs seguiam pela Rua Alfredo Galeno, na altura do bairro Vila Nova de Colares, no sentido ao bairro Manguinhos. Testemunhas relataram que o motorista do caminhão não prestou socorro às vítimas e fugiu do local.
A prefeitura informou que a via já possui quatro lombadas, mas a demanda dos moradores será atendida e novos redutores de velocidade serão instalados.
A Polícia Civil informa que o motorista do veículo foi encaminhado pela Polícia Militar para a Delegacia Regional de Serra, onde foi ouvido e liberado conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro, uma vez que "ele acionou o socorro para vitima, não estava embriagado e não havia indícios de cometimento de crime que justificasse uma prisão em flagrante".