Servidores estaduais entrarão em um regime especial de revezamento da jornada de trabalho durante o período da pandemia do coronavírus. Dessa forma, uma parte dos funcionários públicos trabalhará nas dependências do órgão ou autarquia na qual atua, e a outra desempenhará suas funções de casa, em um esquema de home office.
A medida foi anunciada pelo governador Renato Casagrande, durante uma coletiva de imprensa pela internet, na noite desta quinta-feira (19). Segundo ele, estão fora desse regime especial os servidores que atuam nas áreas da saúde, segurança pública, sistema prisional e sistema socioeducativo.
O governador explicou que o regime será adotado quando o servidor tiver acabado de cumprir suas férias. Ficará a cargo dos respectivos gestores das secretarias ou autarquias definir o esquema de revezamento.
“Essa medida é para que a gente diminua a concentração de servidores nas repartições públicas e que a gente diminua a mobilidade e a demanda por serviços”, explicou Casagrande.
Na quarta-feira (18), o governador já havia anunciado que, a partir desta sexta-feira (20), os funcionários públicos com direito a férias poderiam antecipar o recesso e que aqueles que tivessem férias acumuladas deveriam usufruir das mesmas o quanto antes. Cerca de 3 mil servidores terão direito ao benefício.
Além disso, serão concedidas férias aos estagiários dos órgãos estaduais a partir da próxima segunda-feira (23), até o dia 4 de abril.