Geral

Governador faz apelo para ninguém ir à praia e anuncia novos leitos até o fim do mês

Casagrande fez novo pronunciamento no início da noite desta sexta-feira (19) e prometeu um total de 844 leitos de UTI para covid em março


Em novo pronunciamento, o governador Renato Casagrande fez um resumo do que foi lançado sobre medidas econômicas na tarde desta sexta-feira (19) e detalhou sobre o segundo dia do fechamento total do comércio e atividades não essenciais até 31 de março.

"Quando não temos as vacinas devemos manter nos protegendo com uso de máscara, distanciamento social e higienização", afirmou.

Com a promessa de um fim de semana ensolarado e de altas temperaturas, ele também pediu que as pessoas fizessem um sacrifício e suspendessem a ida à praia. Estamos pedindo as pessoas para não aglomerarem, não levar guarda-sol. Se possível, não vá a praia. Nossa equipe estará junto para orientar", aconselhou. 

Ele justificou as regras de interrupção das atividades do comércio e suspensão das aulas como forma de interromper a transmissão do coronavírus e se dirigiu ao setor produtivo. "Peço a compreensão de quem está sendo afetado como os comerciantes, prestador de serviço e os empresários. Essas medidas não são simpáticas, mas são necessárias para proteger as vidas. Não é a decisão que eu gostaria de tomar mas eu, como governador, que nunca imaginei passar por uma pandemia, preciso proteger as vidas. Mais à frente, veremos que foi uma decisão correta. Peço a compreensão de vocês hoje", reforçou.

Casagrande disse que há muitos que tiram proveito eleitoral e provocam polêmica por causa do distanciamento. "Separem aquelas que são oportunistas de só criar caso, numa hora tão triste como essa", destacou.

Abertura de leitos

O governador contabilizou que, até o final de março, abrirá na rede pública estadual mais 141 leitos de UTI. Dessas, 80 foram entregues ao longo da semana. "Vamos abrir mais 61 leitos de UTI. São 40 leitos no Hospital São Lucas (Vitória), 10 no Silvio Avidos (Colatina), 7 na Santa Casa de Misericórdia de Vitória e 4 leitos na Santa Casa de Cachoeiro de Itapemirim até 31 de março", afirmou. 

Com isso, chegaria a  844 leitos de UTI. "Temos 770 hoje. Com os 13 de Cachoeiro que devem entrar amanhã serão 783. Até o final de março, chegaremos a 844 leitos de UTI", informou. 

Mesmo com a possibilidade de mais leitos disponíveis, a ênfase é que as pessoas se protejam e se previnam para não adoecer. "Vocês vejam que estamos aumentando o número de leitos e a ocupação continua em 90%, 91%. A gente aumenta o número de leitos mas todo dia são mais pacientes. São mais de 100, 150 pacientes que entram no sistema público de saúde todos os dias, internados de covid. O sistema está pressionado. É bom falar com clareza as coisas. Precisamos da colaboração e ajuda de todos", finalizou. 

Leia também: Casagrande anuncia pacotão de R$ 1,8 bi para ajudar empresas e salvar empregos no ES


Pontos moeda