Mais um munícipio do Espírito Santo decretou toque de recolher e medidas mais extremas para conter o avanço do novo coronavírus. Além de Barra de São Francisco, a Prefeitura de Água Doce do Norte também publicou um decreto proibindo a circulação de pessoas nas ruas das 20h às 6h. Mas, diferentemente da cidade vizinha, Água Doce foi além e proibiu o transporte coletivo municipal.
O decreto vale a partir desta quarta-feira (24) e prevê também a suspensão de todos os serviços e atividades, incluindo farmácias e supermercados que só poderão funcionar com entregas em domicílio.
Na publicação, a prefeitura ainda destaca que fiscalizações devem ocorrer e que serão aplicadas penalidades para quem não estiver cumprindo com as determinações do decreto, que valem até segunda-feira (29).
As medidas, segundo a prefeitura, foram adotadas devido à proximidade da cidade com Barra de São Francisco – 16 km -, que foi considerada um dos epicentros da variante inglesa do coronavírus, mais contagiosa e letal.
Barra de São Francisco também deu início nesta quarta-feira (24) às medidas mais rígidas. O decreto é válido até domingo (28).
De acordo com o secretário municipal de Saúde Gustavo Lacerda, neste primeiro dia da medida alguns estabelecimentos desobedeceram as restrições e abriram as portas.
No entanto, todos foram orientados pela fiscalização sobre as regras e acataram a decisão. Na cidade, podem funcionar apenas supermercados e farmácias no sistema de delivery. Nos postos de combustíveis, apenas veículos oficiais essenciais estão autorizados para o abastecimento.
Leia também: Fiscalização fecha comércios no primeiro dia de toque de recolher em Barra de São Francisco