Geral

Viana pode começar vacinação contra covid-19 em idosos acima dos 70 anos nos próximos dias

Evento simbólico abriu vacinação para o grupo de 75 a 79 anos no Espírito Santo

Foto: Divulgação / Prefeitura de Viana

O Espírito Santo deu início, oficialmente, à imunização de idosos de 75 a 79 anos de idade. Em um evento realizado na Unidade de Saúde de Vila Bethânia, em Viana, na manhã desta quinta-feira (11), foram aplicadas as primeiras doses do imunizante contra a covid-19 em pessoas dentro da faixa etária. Dependendo da oferta de doses pelo Ministério da Saúde, o município deve ampliar o público-alvo nos próximos dias.

Comparada à outras cidades da Grande Vitória, Viana está adiantada na aplicação das vacinas e foi a primeira a ofertar as doses para pessoas com 78 anos. No evento simbólico desta quinta, o governador Renato Casagrande afirmou que, devido ao ritmo e à população dentro da faixa etária, o município já deve vacinar um novo público-alvo na próxima semana. 

“Ainda não temos vacina para todos deste grupo (75 a 79). Alguns municípios conseguem se organizar melhor e o número de vacinas consegue atender a um percentual maior da população. No Estado, vamos fechar de 75 a 80 anos nos dois próximos lotes que chegarem. Viana já está com um passo a frente e vacinou pessoas de 78 a 82 anos. Mais uma semana, aqui já poderão vacinar de 70 acima. Alguns municípios têm muito mais pessoas nessa faixa etária”, afirmou.

Leia também: Passageiro com covid-19 será monitorado em ônibus e avião nos próximos dias no ES

A estratégia de vacinação adotada pelo município é a vacinação em domicílio, que acontecerá desta forma até atingir o público acima de 60 anos. Até o momento, Viana já vacinou 100% dos idosos acima de 60 anos institucionalizados, 100% das pessoas com deficiência física institucionalizadas, 100% dos funcionários das Instituições de Longa Permanência já foram vacinados com as duas doses. Todos os idosos com 90 anos ou mais e de 83 a 89 anos foram imunizados com a primeira dose. Já para os profissionais da saúde, a vacinação com a segunda dose segue em andamento, com 28% desse grupo vacinado até o momento. Desse mesmo público, 60% já receberam a primeira dose do imunizante.

Em nível estadual, Casagrande afirmou que a vacinação para a população acima dos 70 anos comece neste mês. Para quem tem 60 anos ou mais, a imunização deve ter início a partir do mês de abril. “É possível que alguns municípios iniciem (a vacinação) acima de 70 anos no mês de março. Para 60 anos, vai demorar um pouco mais. Se a gente conseguir normalizar o recebimento, se governo federal, a Fiocruz e o Butantan conseguirem normalizar o fornecimento, pode ser que em abril a gente alcance a faixa dos 60 anos. Esse cronograma tem sido alterado dia a dia”, explicou.

Leia também: Municípios do ES falham na conservação de vacinas e até no controle de quem já foi imunizado

O governador ainda ressaltou a importância da imunização neste momento em que há possibilidade de uma nova expansão da doença no estado. “Por enquanto o Espírito Santo está suportando em número de leitos, mas a pressão está aumentando. O número de óbitos está crescendo e a ocupação de leitos também. Se a gente não conseguir conter com a vacinação e com medidas de afastamento, uso de máscara, não aglomeração e outros cuidados, vamos ter que aumentar as restrições das atividades comerciais. Estamos vendo isso em 20 estados do Brasil. Aqui, por enquanto, estamos sob controle”, afirmou.

Vacinação na Grande Vitória

A partir da próxima sexta-feira (12), idosos com 75 anos ou mais poderão agendar a vacinação contra a covid-19 em Vitória. Além dos cidadãos na melhor idade, profissionais de saúde que ainda não tomaram a primeira dose também poderão agendar a imunização. A ampliação do grupo prioritário acontecerá em virtude da chegada de 3.460 doses da vacina contra a covid-19.

O agendamento acontecerá de maneira online e a vacinação terá início no sábado (13). Para realizar a marcação, os cidadãos devem acessar o portal de Agendamento Online ou baixar o aplicativo Vitória On-line. A aplicação das vacinas acontecerá nas unidades de saúde de Jardim Camburi, Santo Antônio, Santa Luiza e Conquista, além da Igreja Batista de Jardim da Penha.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cariacica informou que começará a vacinação da faixa etária 75 a 79 anos neste sábado (13). Os agendamentos estarão disponíveis a partir do meio-dia desta quinta-feira (11). Para isso, basta acessar o site e marcar o dia, horário e unidade de saúde desejada para receber a dose. Até o momento, 15.051 doses foram aplicadas no município, sendo 11.806 da primeira dose e 3.245 da segunda dose.

Em Guarapari, a cidade aplica a primeira dose da vacina em idosos de 75 a 79 anos nesta quinta (11) e sexta (12), das 8h às 12h, e no sábado, das 8h às 15h, no Complexo Esportivo Maurice Santos, em Muquiçaba. A imunização neste local será apenas na modalidade drive thru.

Para evitar aglomerações, a vacina também estará disponível para o mesmo público, sem o formato drive thru, na quadra da Escola Municipal Zilnete Pereira Guimarães, na Praia do Morro. Os dias e horários são os mesmos que os adotados em Muquiçaba. Vale lembrar que é preciso levar CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência em nome do vacinado ou do responsável. Até o momento, Guarapari aplicou 4.282 doses, sendo 3.639 na primeira dose e 643 na segunda dose. 

Serra espera receber o quantitativo das doses distribuídas pelo Governo do Estado para então abrir o agendamento para o grupo dos idosos com idade entre 75 a 79 anos e continuar a vacinação das demais faixas etárias. A cidade segue vacinando os grupos a partir de 80 anos.

Vila Velha informou que a meta do público alvo de 75 a 79 anos estabelecida pelo Estado para a cidade é imunizar 8.583 idosos dessa faixa etária. Foi disponibilizado para o município o quantitativo de 1.287 doses para iniciar a vacinação deste público. A secretaria de Saúde está se organizando para iniciar a imunização o mais breve possível.