Geral

VÍDEOS | Após chuvas, moradores nadam para conseguir sair de casa na Serra

Nível da água chegou ao telhado de algumas residências e muitas famílias da região perderam todos os pertences

Foto: Leito/ Whatsapp
Moradores precisaram nadar para escapar da enchente 

As chuvas que atingiram o Espírito Santo nos últimos dias têm levado algumas regiões passarem por um caos com as enchentes. Um exemplo disso é o que os moradores de Eldorado, na Serra, viveram na noite desta quarta-feira (10). Foi tanta água, que eles precisaram sair nadando. 

O nível da água atingiu o teto de várias casas, como a do mecânico de manutenção Prudêncio de Oliveira Ramos. “A gente saiu daqui e foi para casa da minha filha. Ficamos hospedados lá. A gente perdeu tudo, acabou tudo”, lamentou. 

Segundo os moradores a situação sempre se repete quando chove. “Esse transtorno vem acontecendo há muitos anos. A culpa disso é do ‘Pinicão’ que transborda e a água de Porto Canoa e Eldorado vem tudo para cá”, explicou um morador que teve a casa coberta por água até o teto. 

O ‘Pinicão’ é uma estação de tratamento de esgoto da região. 

Uma idosa que faz de tratamento câncer precisou ser transportada em cima de um colchão inflável. Ela foi levada para a casa de uma filha. Veja o vídeo:

Além das perdas materiais, os animais também sofreram. Segundo moradores,  dois cavalos morreram. 

A situação na manhã desta quinta-feira (11) era de muita lama pelas ruas e muitos móveis que não puderam ser aproveitados. 

Foto: Reprodução TV Vitória
A situação na manhã desta quinta (11) era de muita lama nas ruas 

O presidente da associação de moradores, Renato Donato, pediu doações. “Produtos de limpeza, colchões, roupas. Hoje eles vão precisar de colchão porque não tem local para dormir”. 

Representantes da Prefeitura da Serra estiveram no local para fazer um cadastro. “Vamos fazer um diagnóstico das necessidades e emergências, para que possamos atuar e ajudar as famílias”, disse a servidora da Secretaria de Assistência Social da Serra, Eva Maria Frasson. 

Com informações da repórter Marla Bermudes / TV Vitória