Ao todo, 75% da população adulta entre 18 e 39 anos está com o esquema de vacinação contra a covid-19 em atraso. A afirmação foi feita pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, durante coletiva na tarde desta segunda-feira (7).
Na ocasião, o secretário informou que, durante a quarta onda da expansão da doença, 3.508 foram internadas no Espírito Santo.
“50% são não-idosos e tiveram desfecho positivo, em virtude do status vacinal. 47% foram mulheres. 73% dos óbitos foram em população não-vacinada ou com esquema vacinal incompleto”, disse.
“Queremos permitir e garantir que a população tenha clareza do momento em que vivemos. O passaporte das vacinas se constituiu um resultado de impacto pela vacinação. 75% da população adulta capixaba está com esquema de vacinação atrasada possui entre 18 e 39 anos (…) Reconhecemos hoje que todas as vacinas disponíveis deveriam ter o primeiro esquema vacinal reconhecido com três doses”
O secretário da Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, concedeu a coletiva para atualizar as informações sobre o enfrentamento à covid-19 no Espírito Santo. Reveja abaixo ao vivo e veja os principais pontos:
ES tem queda sustentada de casos
Nésio Fernandes: “O Espírito Santo consolida a queda de toda a tríade acompanhada na pandemia pela covid-19, na queda sustentada de casos, internações e óbitos. Podemos realizar avaliação da 4ª expansão da pandemia no Estado. Não colapsamos em nenhum momento desta última expansão”.
“Percepção de risco da população é reduzido”, afirma secretário
Nésio Fernandes: “Infelizmente, com esse cenário de queda da transmissão, a percepção de risco da população também é reduzido. Durante a expansão, a procura pela vacina conquistou o ritmo adequado, permitindo vacinarmos mais de 20 mil pessoas por dia. Precisamos ter garantia de comunicação de risco clara para a população. Povo capixaba nunca foi pego desavisado. Sempre conseguimos alertar e antecipar cenários possíveis. Pandemia não acabou. Vírus continua persistindo e não mudou a característica de transmissão. Decretos não mudam isso. Precisamos ter queda sustentada de transmissão estabilizada”.
ES continua apostando no uso das máscaras
Nésio Fernandes: “Durante o enfrentamento a 4ª expansão, apostamos na manutenção do uso das máscaras. Alguns países avançados erraram no começo da gestão da pandemia, e neste momento também. O Espírito Santo não abdicou sobre o uso das máscaras. Ao longo da pandemia, pudemos comunicar e decidir claramente o papel das vacinas (…) as máscaras devem persistir por um pouco mais de tempo, de modo que a gente consiga ter um momento adequado. Insistimos que ainda vivemos em um período de doenças respiratórias que impactam o sistema de saúde”.
Secretário afirma: “75% da população adulta está com esquema de vacinação atrasado”
Nésio Fernandes: “Queremos permitir e garantir que a população tenha clareza do momento em que vivemos. O passaporte das vacinas se constituiu um resultado de impacto pela vacinação. 75% da população adulta capixaba está com esquema de vacinação atrasada possui entre 18 e 39 anos (…) Reconhecemos hoje que todas as vacinas disponíveis deveriam ter o primeiro esquema vacinal reconhecido com três doses”.
ES terá mutirão de vacinação e quer vacinar 65 mil crianças de 5 a 11 anos
Nésio Fernandes: “Queremos ao longo dessa semana convidar a população capixaba sexta e sábado temos a meta de vacinar 65 mil crianças de 5 a 11 anos em todo o Estado. Dois dias de intensa mobilização. Teremos diversas entrevistas abordando o tema da segurança de vacinação das crianças e combatendo todas as mentiras”.
Subsecretário comenta sobre definição de endemia e pandemia
Luiz Carlos Reblin: “Podemos fazer flexibilizações de liberdade para eventos e liberação e para outros protocolos? Sim. Mas definição do status de pandemia para endemia não é isolado. Aqui no Espírito Santo, continuamos dizendo: estamos, sim, em uma fase em que casos, óbitos e internações estão diminuindo, mas ainda não é momento de alterar esse status e retirar completamente a recomendação para o uso das máscaras, por exemplo”.
73% dos óbitos na 4ª expansão da covid-19 no ES foi em população não-vacinada
Nésio Fernandes: “Tivemos 3.508 internações no ES na 4ª expansão. 50% são não-idosos e tiveram desfecho positivo, em virtude do status vacinal. 47% foram mulheres. 73% dos óbitos foram em população não-vacinada ou com esquema vacinal incompleto”.
Coletiva da semana que vem falará sobre retomada das cirurgias eletivas
Nésio Fernandes: “Na próxima segunda-feira falaremos sobre as cirurgias eletivas e toda reprogramação do sistema de Saúde para retomada”.
Na 4º onda da expansão da covid-19, 11 crianças morreram
Nésio Fernandes: “Na expansão da 4º onda da covid-19, tivemos 11 óbitos de crianças. 73% foram em crianças com menos de 1 ano”.
Nésio Fernandes e Luiz Carlos Reblin mandam mensagem para as mulheres
Nésio Fernandes: “Queremos finalizar a coletiva saudando todas as mulheres capixabas, lutadoras, mamães. O nosso reconhecimento a todas as mulheres que merecem todo o respeito e a garantia dos direitos plenos de igualdade entre todos os indivíduos independente de gênero, orientação sexual… Feliz Dia das Mulheres para todas, me despeço dessa coletiva”.
Luiz Carlos Reblin: “Um grande abraço, parabéns às mulheres pelas grandes conquistas ao longo dos tempos e nosso repúdio a qualquer forma de manifestação que temos visto nos últimos dias”.