Geral

Com ajuda de PMs, mulher dá à luz em calçada de Vitória

Policias faziam um patrulhamento, no bairro Jardim da Penha, quando uma mulher avisou que a gestante havia entrado em trabalho de parto

Foto: Reprodução Instagram

Uma menina apressadinha deu um susto na mãe no fim da noite deste domingo (06). A mulher entrou em trabalho de parto em uma calçada do bairro Jardim da Penha, em Vitória. Como não deu tempo para ir ao hospital, policias militares que passavam pela região precisaram fazer o parto ali mesmo.

O cabo Mazega e o soldado Henrique, que fazem parte da 12ª Companhia Independente, faziam um patrulhamento na região quando viram um casal pedindo por socorro. Eles relataram aos policiais que uma gestante estava em trabalho de parto em uma rua próxima.

Os militares foram até o local com intuito de levar a gestante de viatura até um hospital. No entanto, o bebê já estava a caminho. Os policiais acionaram o Samu, mas a criança nasceu antes mesmo que a ambulância chegasse ao local. 

O cabo Mazega, que também é pai de uma menina, contou que permaneceu ao telefone com a equipe do Samu, que deu orientações dos cuidados com o recém nascido e com o cordão umbilical. Enquanto isso, o soldado Henrique higienizou as mãos, colocou as luvas e fez o parto.

Não é comum a gente atender esse tipo de ocorrência. Eu já tenho 11 anos de profissão e nunca tinha passado por isso. Por mais que sabemos que pode ocorrer, mas não é comum“, disse o cabo.

Ele ainda contou que o parto foi um misto de sentimentos. 

Ficamos na apreensão. Pensei: o que eu faço? Tento fazer, chamo alguém, o que faço? Como não tem opção a gente vai. Quando você dá conta, você mesmo está fazendo o parto. A apreensão virou um alívio“, complementou. 

Poucos minutos após o nascimento da criança, a ambulância chegou ao local. A mulher e o bebê receberam os primeiros atendimentos médicos e, em seguida, foram encaminhados para um hospital da região.

A major Samiramis parabenizou os policiais militares que ajudaram a criança e a mãe.

Orgulho incondicional dos nossos policiais quando vejo uma ocorrência assim. Parabéns ao cabo Mazega e ao soltada Henrique. Policiais que mesmo sem equipamento adequado e formação específica fazem tudo para ajudar“, disse.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.