Geral

Outono começa com alerta de chuva intensa e queda de temperaturas no ES

São dois avisos emitidos nesta segunda-feira (21) e válidos até às 11 horas desta terça (22)

Foto: Pedro Permuy

O outono chegou e o calorão dos últimos dias do verão parece que vai ficar para trás. Avisos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertam para chuvas intensas em todo o Espírito Santo.

São dois avisos emitidos nesta segunda-feira (21) e válidos até às 11 horas desta terça (22). Ambos alertam para risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Foto: Inmet

Um deles, classificado de cor amarela, de perigo potencial, compreende a maior parte do Espírito Santo, sendo todos os municípios das regiões Noroeste e Norte, além de parte da região Serrana. Estão previstos chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de até 60 km/h.

Já o outro, classificado pela cor laranja, de perigo, compreende toda a Grande Vitória, parte da região Serrana e toda a região Sul capixaba. A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos de até 100 km/h.

Frente fria reduz calor

Segundo a Climatempo, o outono de 2022 já começa com uma frente fria que chega ao país com força suficiente para avançar até o norte de Minas, sobre o Espírito Santo e sobre o sul da Bahia.

 Isso vai fazer com que a circulação de ventos sobre o Brasil force uma concentração de umidade na parte central e norte da Região Sudeste.

Leia também: Emprego: ES tem mais de 2 mil vagas abertas com salários de até R$ 6 mil



Pontos moeda