Geral

Novo mapa de risco: uso de máscara nas ruas não é mais obrigatório em todo o ES

Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, que era a única cidade capixaba no risco moderado, migrou para o baixo em novo mapa divulgado nesta sexta (18)

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/Prefeitura de São Mateus

O Espírito Santo voltou a não ter mais municípios classificados no risco moderado para a covid-19. Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, que era a única cidade nessa situação, migrou para o risco baixo, segundo a atualização mais recente do mapa de risco, divulgado nesta sexta-feira (18) pelo governo do Estado.

Dessa forma, toda a população capixaba não é mais obrigada a utilizar máscara em locais abertos. A restrição permanece em locais fechados, nas cidades de risco baixo. A partir da próxima segunda-feira (21), o Estado terá 66 municípios na classificação verde para a doença. 

Os outros 12 já atingiram o risco muito baixo, caracterizada pela cor azul. Eles só correm o risco de saírem dessa classificação se houver uma outra alta significativa da doença no Estado.

As cidades que estão na chamada "fase azul" são das microrregiões Sudoeste Serrana e Central Serrana, as únicas que atingiram todas as metas de vacinação, por faixa etária, estipuladas pelo governo do Estado.

Para serem classificados em risco "muito baixo", todos os municípios que compõem a microrregião precisaram oferecer pontos de livre testagem e atingir as seguintes metas de vacinação:

- 80% da população adulta vacinada com duas doses;
- 90% dos adolescentes de 12 a 17 anos com, pelo menos, a primeira dose;
- 90% dos idosos com mais de 60 anos com as três doses.

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

Foto: Divulgação / Governo do ES
Foto: Divulgação / Governo do ES

RISCO MUITO BAIXO: Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Venda Nova do Imigrante.

RISCO BAIXO: Alfredo Chaves, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

Veja o que é permitido em cada classificação de risco

RISCO MUITO BAIXO (12 cidades)

Na classificação de risco "muito baixo" não há restrições de ocupação de espaço ou horário de funcionamento nos comércios, academias e demais atividades sociais.

O limite de ocupação deve seguir as determinações do Corpo de Bombeiros, responsável pela avaliação técnica de cada espaço.

Nesta classificação, também não há obrigatoriedade no uso de máscaras, tanto em locais abertos, quanto em fechados. Além disso, não há exigência do passaporte da vacina para entrar em locais como bares, restaurantes e academias, por exemplo.

RISCO BAIXO (66 cidades)

Comércio

- Não há restrição de horário. Funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais com medidas qualificadas de 1 cliente por 10 m². É obrigatório uso de máscaras para funcionários e clientes em locais fechados. Em locais abertos, o uso de máscaras não é mais obrigatório.

Shoppings

- Shopping centers devem funcionar e proceder a limitação da entrada de clientes na proporção de 1 pessoa por 22 m² da área do shopping, considerando lojas, praças e circulações de uso coletivo, respeitando, ainda, a proporção de 1 cliente por 10m² (dez metros quadrados) no interior de cada loja. Uso de máscara é obrigatório.

Eventos

- Os eventos são permitidos com limite de, no máximo, 50% da capacidade de ocupação do local, seja fechado ou aberto. Se realizados em locais fechados, o limite máximo é de 1.200 pessoas. A apresentação do comprovante de vacinação contra covid-19 é obrigatório, assim como o uso de máscara em locais fechados.

O governo do Estado têm a expectativa de liberar a realização de grandes eventos a partir de abril. Para isso, será preciso avançar na vacinação dos capixabas.

Bares, restaurantes e academias

- Não há restrições para o funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes, quiosques e similares, bem como as academias. No entanto, os estabelecimentos devem exigir a apresentação do comprovante de vacinação contra covid-19. A exceção da exigência do documento é apenas para bares e restaurantes localizados nas praças de alimentação dos shoppings.

Medidas Sociais

- Orientação/conscientização para isolamento social e distanciamento social.

- Obrigatoriedade para uso de máscaras em ambientes fechados. O uso não é obrigatório em ambientes abertos (rua, parques, etc.)

- Recomendação para que pessoas dos grupos de risco permaneçam em isolamento total.

- Recomendação de não funcionamento de eventos com shows pirotécnicos.

- Monitoramento de casos suspeitos e infectados.

LEIA TAMBÉM:
>> Sem máscara e eventos liberados: veja as regras nas cidades em risco muito baixo no ES
>> Por que o governo do ES liberou uso de máscara? Entenda as novas regras
>> Uso de máscaras nas escolas: o que muda a partir de agora no ES