Geral

VÍDEO | Caranguejo na pista impede pouso de avião no Aeroporto de Vitória

Um passageiro da aeronave gravava um vídeo com a vista da Capital capixaba quando o piloto explicou a situação inusitada

Foto: Reprodução Instagram

Um caranguejo impediu o pouso de um avião no Aeroporto de Vitória. Como avisou o piloto, “acredite se quiser”, mas essa situação inusitada aconteceu na noite da última segunda-feira (20).

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Em um vídeo gravado por um passageiro da aeronave é possível ouvir o aviso do comandante sobre a “surpresa” que o obrigou a arremeter com o avião.

Boa noite, senhoras e senhores passageiros, é o comandante falando. Infelizmente, não foi possível o nosso pouso em Vitória. Acredite se quiser, mas o avião que pousou pouco a nossa frente reportou uma quantidade absurda de caranguejos na pista. A torre de controle nos obrigou a arremeter para fazer uma vistoria e recolher esses caranguejos“, explica o comandante da aeronave. 

Procurada pela reportagem, a Zurich Airport Brasil, empresa que administra o aeroporto da Capital, informou que foi verificada a presença de um caranguejo na pista.

LEIA TAMBÉM: Crianças e redes sociais: saiba como proteger o seu filho de criminosos

A empresa destacou que uma equipe de fauna do aeroporto foi acionada e, apesar de inusitado, esse é o procedimento padrão previsto para esse tipo de situação. 

O caranguejo encontrado foi retirado e, cerca de dez minutos depois, o pouso da aeronave foi autorizado.

O que fez caranguejo ir parar na pista do Aeroporto de Vitória?

Foto: Reprodução/ Instagram @revanberger

O biólogo e mestrando em biologia animal pela Universidade Federal do Espírito Santo, Daniel Gosser Motta, explicou ao Folha Vitória que o caranguejo visto na pista do aeroporto da Capital capixaba é um Cardisoma guanhumi, popularmente conhecido comoguaiamum”.

Os guaiamuns são comuns nos estuários e regiões próximas ao mar, e podem ser encontrados no litoral brasileiro, principalmente nas regiões Nordeste e Sudeste. Diferente do caranguejo-uçá, eles preferem regiões mais secas, entre o mangue e a mata, situação encontrada no Aeroporto de Vitória“, detalhou.

LEIA TAMBÉM: Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio de R$ 54 milhões

Daniel explica que, assim como os demais caranguejos, os guaiamuns são ligados aos padrões climáticos das estações e à fase lunar. Ele acredita que, por estarmos em lua nova, provavelmente o isso fez com que o caranguejo caminhasse e parasse na pista do aeroporto.

O risco de extinção do guaiamum se tornou algo tão sério que, nos últimos anos, foram lançadas duas portarias pelo Ministério do Meio Ambiente (a 445/2014 e a 395/2016) que visavam proibir a captura, o transporte, o armazenamento, a guarda, o manejo, o beneficiamento e a comercialização desse crustáceo. Essa decisão passou a valer a partir de maio de 2018, e vale para todo o território nacional“, completa.

A comercialização do crustáceo, como destaca o biólogo, está proibida nos dias de hoje e quem for pego em fragrante pode pagar uma multa de R$ 5 mil por unidade.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.