Como desencardir roupas brancas e acabar com manchas
Personal organizers ouvidas pelo Folha Vitória dão dicas para manter as peças limpas e livres de marcas indesejadas
Em meio à rotina, a organização e limpeza da casa algumas vezes são colocadas em segundo plano. No entanto, para uma melhor disposição, manter os itens em ordem é um fator essencial.
Entre as peças que se sujam mais facilmente, estão as roupas brancas. Além disso, as peças claras costumam ser as de limpeza mais complicada.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Por isso, o Folha Vitória conversou com especialistas e criou dicas de como remover as manchas e desencardir as peças brancas com maior facilidade.
Como desencardir
1. Detergente de coco + água oxigenada
De acordo com a personal organizer Michelle Santos, uma das formas mais práticas de remover manchas e desencardir roupas brancas é lavar as peças com detergente de coco e água oxigenada.
Para isso, é preciso:
- 250 ml de detergente de coco;
- 100 ml de água oxigenada 40 volumes.
A partir daí, basta misturar tudo em um borrifador e borrifar na região manchada ou encardida. Após borrifar, é necessário esfregar a área com uma escova macia e deixar a substância agir entre 20 e 30 minutos. Logo em seguida, é preciso lavar a peça normalmente.
2. Sabão em pó com efeito branqueador
Segundo a personal organizer Erika Mezabarba, uma boa opção atualmente é utilizar sabão em pó com efeito branqueador nas lavagens.
A profissional contou que a substância é amplamente acessível. "Atualmente no supermercado existem grande variedade de sabão exclusivamente para roupas brancas", continuou Erika.
Talvez a forma mais simples de remover manchas e desencardir peças, basta esfregar e deixar a roupa de molho. Depois, lavar novamente apenas com água.
3. Bicarbonato ou água sanitária
Ainda segundo Erika Mezabarba, outra opção de que funciona rapidamente é a utilização do bicarbonato de sódio ou a água sanitária.
Assim como as outras opções de substâncias, basta esfregar a região ou toda a peça com uma das substâncias de preferência, esperar agir e enxaguar.
No entanto, a personal organizer alerta para o perigo da mistura dessas duas substâncias específicas. Caso utilizadas em excesso, podem amarelar as peças e causar gases tóxicos. Por isso, é recomendado utilizar separadamente.
O bicarbonato pode também ser misturado com sabão em pó, causando o mesmo efeito. Para isso, é necessário ferver água, acrescentar o sabão e 3 colheres de sopa de bicarbonato. Logo depois, deixe a roupa de molho por um longo período de tempo.
4. Vinagre branco
Outra dica de fácil aplicação é o uso do vinagre branco, como excelente agente branqueador.
Para utilizar o vinagre, é necessário também deixar as peças de molho durante um período de tempo, em um recipiente com água.
Outras substâncias branqueadoras como sabão de coco, sabonetes brancos e produtos tira-manchas são uma boa pedida e todos disponíveis no mercado, segundo Erika Mezabarba.
LEIA TAMBÉM: Ingressos para Botafogo x Brasiliense já estão à venda; veja como comprar