VÍDEO | Confira detalhes do primeiro barco do novo aquaviário
O Folha Vitória acompanhou um teste realizado com a embarcação que levou cerca de 20 minutos para realizar a viagem entre a Prainha e Porto de Santana
Clássico exemplar da mobilidade capixaba, o sistema aquaviário teve seu auge nos anos 90, mas nem mesmo o tempo conseguiu apagar as histórias vividas pelos capixabas mais experientes. A boa notícia é que esse sistema está com os dias contados para voltar à rotina de quem transita pela Grande Vitória.
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Nesta quarta-feira (15), a reportagem do Folha Vitória esteve no evento-teste do novo aquaviário e conheceu os detalhes da primeira embarcação catamarã, que vai integrar todo o sistema. A previsão do Governo do Estado é que os itinerários sejam iniciados em maio.
O novo modal contará, de início, com três pontos de embarque:
- Praça do Papa, em Vitória
- Prainha, em Vila Velha
- Porto de Santana, em Cariacica
Durante o evento, o Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, explicou que o novo aquaviário será integrado a todo o Sistema Transcol, inclusive, com o mesmo valor da passagem atual, de R$ 4,50. A expectativa é que o aquaviário atenda entre 4 e 5 mil pessoas por dia.
"Esse sistema aquaviário vai transportar de quatro a cinco mil passageiros por dia. Não é um número significativo perto do número de viagens que se fazem no Sistema Transcol, mas ele vai melhorar algumas regiões como o entorno da Praça do Papa, Centro de Vitória, Enseada do Suá, Bento Ferreira, Prainha e Centro de Vila Velha, além da região de Porto de Santana", explicou.
Ainda segundo Casagrande, a segunda embarcação chega ao Estado no início de abril. Sobre os pontos de embarque/desembarque, ele afirma que em Vitória, o ponto da Praça do Papa e o de Porto de Santana, em Cariacica, já estão quase finalizados.
De acordo com secretário de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Fábio Damasceno, todas as embarcações serão bem equipadas e com velocidade controlada.
"Em médias as embarcações vão ter de 90 a 100 passageiros e todas contam com wi-fi, ar condicionado, rastreamento, banheiro e bicicletário na parte de trás. São dois motores de 200 Hp e a gente tem que trafegar na velocidade entre 10 e 11 nós na Baía de Vitória, por obrigação da Marinha", disse.
De Vitória até Porto de Santana, segundo explicou Damasceno, a viagem leva de 35 a 40 minutos, dependendo da interferência de navios, e a embarcação que faz o trajeto entre Vitória e Vila Velha gasta em torno de 5 ou 6 minutos.
Governo prevê embarcações de dois andares
Além das embarcações de até 100 passageiros, o Governo do Estado, ainda prevê a aquisição de barcos maiores.
"Vai ter uma segunda embarcação parecida com esta para ir até Porto de Santana e tem outra com dois andares que comporta mais de 100 passageiros e essa, sim, só pode funcionar de Vitória a Vila Velha."
Sobre a circulação dos passageiros, o secretário disse que a princípio não será permitido usar o barco em pé.
Esse controle será feito de maneira online, que contará com um sistema que informa o número de passageiros que vão desembarcar e o número de passageiros que podem entrar na embarcação.
"Estão previstos cinco barcos. Neste primeiro momento nós solicitamos à empresa três barcos. A partir do momento que chega o segundo já começa a operação, se precisar do quarto chama o quarto e o quinto para a gente poder entender como vai ser a evolução do aquaviário e até entender qual o tipo de barco será mais necessário", acrescentou o secretário.