Geral

Árvores às margens do Rio Formate estão sendo cortadas; veja o motivo

O rio marca o limite dos municípios de Cariacica e Viana. Muitos moradores das proximidades da água sofrem com o aumento do volume de água em épocas de chuvas

Foto: Iures Wagmaker / Folha Vitória

Quem passa sobre a ponte do Rio Formate, na BR-101, nas proximidades da antiga Braspérola, já deve ter observado que diversas árvores às margens do rio foram cortadas.

O rio marca o limite dos municípios de Cariacica e Viana. Muitos moradores das proximidades da água sofrem com o aumento do volume de água em épocas de chuvas. O caso mais recente ocorreu no início de dezembro do ano passado, quando diversas pessoas tiveram que deixar suas casas.

De acordo com a secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), a bacia do rio está passando por obras de macrodrenagem, que inclui, também, a limpeza com ampliação da calha do rio em alguns pontos.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Segundo a secretaria, a “supressão vegetal se fez necessária e todas as licenças e autorizações nos órgãos competentes foram realizadas, de acordo com a lei prevista. A normativa de replanejamento florestal dos órgãos competentes, prevê que para cada árvore retirada, duas são plantadas, chama-se compensação”, informou, em nota.

Foto: Iures Wagmaker / Folha Vitória

A obra está prevista para ser entregue a população em outubro de 2023 e promete beneficiar os bairros lindeiros ao Rio Formate, entre eles Vista Dourada, Novo Horizonte, Operário, Industrial, Marcílio de Noronha, Vila Bethania, Campo Verde, Coqueiral e Caçaroca.

Leia também: Com obra pronta, moradores querem liberação de ponte entre Viana e Cariacica

Reservatório e parque linear serão construídos

Os trabalhos são constituídos de reservatório de amortecimento de cheias, parque linear, desassoreamento e ampliação da calha do rio, nos municípios de Cariacica e Viana. Segundo a secretaria, o investimento do Governo do Estado de R$ 11,6 milhões.

As obras preveem a construção de um parque linear com reservatório de amortecimento de cheias, assim como a limpeza e desassoreamento do Rio Formate.

O reservatório de amortecimento ocupará uma área de 43.166,28m², tendo por objetivo conter os picos de cheias durante o período chuvoso, retardando a chegada das águas no rio Formate.

No entorno do reservatório, localizado em Roda D’água, será implantado um parque linear, com área de 126.287m², para ser utilizado como área de lazer para a comunidade, contemplando 2.250m de ciclovia e pista de caminhada e equipamentos urbanos, 2 campos de futebol, academia para melhor idade e adultos e 14 quiosques.

O desassoreamento e a limpeza do Rio Formate estão sendo realizados numa extensão de 14 km, visando aumentar a capacidade atual de escoamento.