Geral

Plano Diretor da Serra deve transformar BR-101 em avenida com corredor de ônibus

Após a entrega da obra no Contorno do Mestre Álvaro, o município quer assumir a gestão do trecho onde passa a BR-101 e investir R$ 400 milhões na revitalização

Foto: Edson Reis-Secom/PMS
BR-101 na altura do bairro Belvedere, na Serra: trecho deve ser municipalizado

O novo Plano Diretor Municipal Sustentável da Serra foi assinado na manhã desta sexta-feira (24). Entre as propostas para o futuro da cidade mais populosa do Espírito Santo está a mudança de cerca de 30 quilômetros da BR-101 para o município. 

O que atualmente é uma rodovia deve ser revitalizado e virar uma avenida com novo paisagismo e corredor exclusivo para os ônibus.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Em entrevista ao Folha Vitória, o prefeito Sérgio Vidigal (PDT) explicou que a mudança faz parte do planejamento para o futuro do município e deve ocorrer após a entrega da obra no Contorno do Mestre Álvaro, cuja previsão de entrega é até novembro.

Vidigal explicou que após a conclusão da obra no Contorno, a gestão do trecho onde atualmente passa a rodovia deve ser encaminhada ao Estado ou ao município. O prefeito disse que quer municipalizar a região.

A BR-101 vai virar uma avenida e, nessa nova concepção, poderá se construir prédios com gabarito infinito, ou seja, não tem uma definição de número de andares“, adiantou.

A avenida, segundo o prefeito, seria municipalizada entre os bairros Belvedere e Alphaville. O trecho deve ter um perfil de ordenamento misto, com residências e áreas comerciais.

Já temos um projeto. Quando o governo federal entregar o Contorno do Mestre Álvaro, a gente trabalha a municipalização do trecho da BR-101 com a revitalização“, disse.

LEIA TAMBÉM: Trânsito na Serra: veja quais são as obras para reduzir atuais gargalos

Vidigal já estuda algumas intervenções que podem ser realizadas para melhorar o trânsito e a mobilidade urbana. Segundo o prefeito, devem ser investidos R$ 400 milhões.

Hoje, esse trecho da BR liga as duas partes da Serra: a do lado direito e do lado esquerdo. Por isso, temos o interesse de municipalizar. Fizemos vários projetos de mobilidade urbana com a municipalização“.

Faixa exclusiva para ônibus e nova iluminação

Entre os projetos do município, está a criação de uma faixa exclusiva para ônibus na nova avenida. O trecho também deve ganhar nova iluminação e paisagismo, além de outras quatro intervenções para promover a integração entre bairros da cidade, como detalhou o prefeito:

VARIANTE SÃO DOMINGOS

A Variante São Domingos, por exemplo, criará uma ligação entre os bairros Serra-Sede e Jacaraípe, com acesso aos bairros Planto Serrano, Residencial Centro da Serra e São Domingos.

JOSÉ DE ANCHIETA

Uma intervenção na altura do bairro José de Anchieta entrando na Avenida Eldes Scherrer Souza.

NORTE-SUL 

A terceira intervenção será realizada na Avenida Norte Sul, na altura do bairro Taquara, e deve ligar à BR-101, onde futuramente deve ser transformada em avenida. 

SAÍDA DA ARCELORMITTAL

Uma intervenção também deve ser realizada na saída da ArcelorMittal.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.