Geral

Pista do aeroporto de Vitória passa por manutenção e aviões usam estrutura antiga

Não há impacto operacional e o aeroporto de Vitória continua funcionando, operando pela pista “06/24”, mais antiga e menor, com 1.750 metros

Isabella Arruda

Redação Folha Vitória
Foto: Monica Zorzanelli

Com obras realizadas na estrutura da mais nova pista do aeroporto de Vitória, inaugurada ainda em 2018, a estrutura está fechada por enquanto. As informações são da Zurich Airport, concessionária responsável pelo terminal aeroviário. Com a alteração, houve mudança na rota de aproximação das aeronaves.

De acordo com a empresa, a nova pista, chamada “02/20”, que é maior que a antiga e conta com 2.058 metros, passa por atividades pontuais de manutenção. Em nota, foi informado que são reparos programados e que visam a manutenção preventiva. Os trabalhos têm duração de cerca de 10 dias.

Ainda segundo a empresa, não há impacto operacional e o aeroporto de Vitória continua funcionando, operando pela pista “06/24”, mais antiga e menor, com 1.750 metros. Ambas podem ser usadas de acordo com a necessidade da operação aeroportuária, informou a Zurich.

Pista não foi fechada por novas ameaças de invasão de caranguejos

Logo quando começou a ser observado que a nova pista não estava sendo usada, leitores mais curiosos se questionaram se isso teria relação com o episódio do caranguejo na pista de pouso. Relembre a cena:

Um caranguejo impediu o pouso de um avião no Aeroporto de Vitória. Como avisou o piloto, "acredite se quiser", mas essa situação inusitada aconteceu na noite de 20 de março.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Em um vídeo gravado por um passageiro da aeronave é possível ouvir o aviso do comandante sobre a "surpresa" que o obrigou a arremeter com o avião.

"Boa noite, senhoras e senhores passageiros, é o comandante falando. Infelizmente, não foi possível o nosso pouso em Vitória. Acredite se quiser, mas o avião que pousou pouco a nossa frente reportou uma quantidade absurda de caranguejos na pista. A torre de controle nos obrigou a arremeter para fazer uma vistoria e recolher esses caranguejos", explica o comandante da aeronave.

Procurada pela reportagem, a Zurich Airport Brasil informou que foi verificada a presença de um caranguejo na pista.

A empresa destacou que uma equipe de fauna do aeroporto foi acionada e, apesar de inusitado, esse é o procedimento padrão previsto para esse tipo de situação.

O caranguejo encontrado foi retirado e, cerca de dez minutos depois, o pouso da aeronave foi autorizado.