Geral

Terceira Ponte: barreira começa a ser retirada e obra deve ser entregue até abril

A remoção das barreiras laterais vai permitir a liberação de uma nova faixa em cada sentido da ponte

Foto: Hélio Filho/Secom

A obra de ampliação da Terceira Ponte está na fase final. As barreiras laterais começaram a ser retiradas nesta semana para liberar a ampliação da via. Com isso, será possível incluir mais uma faixa em cada sentido. A previsão da Secretaria de Mobilidade Urbana do Estado é que a obra seja finalizada ainda em março para ser inaugurada em abril.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Para a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas e uma nova mureta de proteção lateral já foi construída. A retirada da atual barreira começou na quarta-feira (01). O secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Fábio Damasceno, explicou que os acessos à ponte já foram ampliados. 

A ponte está pronta. Foi concluída a fase de ampliação e faltam alguns acabamentos no lado de Vila Velha, que é a chegada da Avenida Carioca, para deixar a curva de acesso também com as três faixas. Fizemos a barreira nova e agora nós precisamos tirar a barreira antiga“, disse.

O secretário explicou que a demolição será realizada com um fio diamantado, para ampliar o espaço na ponte. As duas faixas, que atualmente existem no local, não serão interditadas nos horários de picos. 

Você passa um fio diamantado próprio para cortar concreto e aço, e retira blocos de três toneladas cada um. Nós estamos afastando esse bloco, deixando uma proteção de um metro e meio para os trabalhadores, porque o bloco estava apoiando em local onde não tem pavimento, já que o pavimento não era para isso. Então, nós vamos refazer o pavimento em toda a lateral, vamos retirar o bloco e esse bloco vai para reciclagem da construção civil. A partir daí, já conseguimos liberar“, explicou. 

LEIA TAMBÉM: Morte de jovem em Pedro Canário: 5 PMs envolvidos ficam em silêncio durante depoimento

Cada sentido da ponte terá duas faixas de 3 metros e uma faixa de 3,20 m. As intervenções são realizadas a partir das 22h. O objetivo, segundo o secretário, é entregar a obra mais rápido possível para a população capixaba. 

Estamos contratando novas equipes e novos equipamentos. O trabalho não para, mas é uma ponte extensa. Estamos falando de 3,5 quilômetros de intervenções de cada lado. Não é rápido, mas estamos trabalhando para que a gente possa concluir ainda em março e, em abril, inaugurar. A ciclovia também está concluída, faltam só os acabamentos de chegada à Vitória e Vila Velha. A iluminação no sentido Vitória x Vila Velha está pronta e agora são os acabamentos finais“, explicou Damasceno. 


Governador visitou obras na noite de quarta-feira

Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, acompanhou o início das atividades de retirada da atual mureta, na noite de quarta-feira. O governador também esteve na Ciclovia da Vida e conheceu a nova iluminação da ponte, pensada para a segurança e bem-estar dos ciclistas.

“Vim acompanhar o início do deslocamento desta proteção lateral, que será retirada em definitivo daqui uns dias quando a nova proteção estiver pronta. Muito em breve, a ponte vai contar com uma nova faixa lateral com três metros de largura em cada sentido. Vamos assim ampliar a capacidade da Terceira Ponte. Da mesma forma, a Ciclovia da Vida está praticamente concluída. Esperamos em até dois meses concluir toda a obra e entregar mais esse importante avanço para a população capixaba”, disse Casagrande.


Fixação da estrutura da ciclovia

A fixação da estrutura da Ciclovia da Vida foi concluída em outubro de 2022, nos dois sentidos, como forma também de impedir o suicídio. Ela conta com uma grade anti-escalada para a proteção, com altura de três metros e uma pista de ciclovia, com pavimento asfáltico. O Folha Vitória visitou a ciclovia logo que a etapa de construção foi concluída, em setembro. Veja o vídeo: 

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros

Produtor web

Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.

Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.