Geral

21 de março é o Dia Internacional de Combate ao Racismo; entenda data

Reflexão sobre a importância do combate ao racismo e os desafios enfrentados na busca pela igualdade racial em todo o mundo norteiam discussões

Brenno Ramos

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução / Divulgação

No dia 21 de março, celebra-se o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, instituído pela Lei n° 11.645. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória ao massacre de Shapeville, ocorrido em Johanesburgo, na África do Sul, em 1960.

LEIA MAIS: Bruna Marquezine e Bad Bunny estão namorando? Entenda foto nos EUA

Esse acontecimento marcou uma manifestação de mais de 20 mil pessoas contra a Lei da Posse, criada pelo Partido Nacional durante o Apartheid, como forma de combate ao racismo.

Embora a discriminação racial seja um problema global, no Brasil, a luta contra o racismo é uma constante. A sanção da Lei 14.519/23, que instituiu o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé em 21 de março, reforça o compromisso do país com a promoção da igualdade e o combate ao preconceito racial.

No entanto, os desafios persistem. O Brasil registra um aumento nos casos de racismo nos últimos anos, com a população negra sendo a mais afetada, especialmente os jovens do sexo masculino. Além disso, a discriminação racial se manifesta em diversos âmbitos, incluindo ambientes corporativos, institucionais e de saúde.

Existem diversos tipos de racismo, como o estrutural, religioso, institucional, cultural, individual, comunitarista, ambiental, sistêmico, recreativo, na indústria de cosméticos, no acesso à saúde e educacional. Todos esses tipos contribuem para a perpetuação da desigualdade racial e a violação dos direitos humanos.

Para combater o racismo, é essencial o engajamento de todos, além do reconhecimento e valorização das contribuições de personalidades negras que lutaram e lutam contra a discriminação racial, como Abdias do Nascimento, Nelson Mandela, Dandara dos Palmares, Luís Gama, Lélia Gonzalez, Martin Luther King, Rosa Parks e Angela Davis.

A luta contra o racismo é uma responsabilidade coletiva que requer ações concretas para promover a igualdade racial e construir uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.

LEIA TAMBÉM: Lindsay Lohan planeja mais um filho nos próximos 2 anos; saiba

Pontos moeda