Geral

A praia "sumiu": saiba o que causou neblina intensa na Grande Vitória

O Folha Vitória ouviu o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) para entender o porquê do fenômeno atípico

Foto: Reprodução Instagram/Sônia Santos

Uma neblina intensa que começou na cidade de Vila Velha, durante a manhã desta quinta-feira (07), se alastrou para a capital Vitória e os capixabas ficaram intrigados. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Os registros tomaram conta das redes sociais. Em algumas postagens, foi possível ver a dimensão do nevoeiro, que cobriu a orla de Vila Velha.

A reportagem do Folha Vitória foi atrás do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) para entender o porquê do fenômeno atípico. 

Neblina? Nevoeiro? O que causou o fenômeno na Grande Vitória?

O nevoeiro, conhecido popularmente como neblina, nada mais é do que uma nuvem com uma formação mais próxima ao solo. 

Enquanto as nuvens se formam em altitudes superiores a 2 mil metros da superfície, o nevoeiro é uma nuvem do tipo “stratus” que se forma em uma altitude menor. 

A neblina intensa de Vila Velha foi formada por conta das condições climáticas da madrugada desta quinta-feira (7). De acordo com o Incaper, ocorreu chuvisco na Grande Vitória entre o final da noite e início da madrugada.

No mesmo período, em vez da temperatura cair durante a noite, aumentou. A sensação térmica ficou em torno de 27 °C. Esse aumento de temperatura provocou a condensação do vapor d’água, formando o nevoeiro.

Para entender melhor, a neblina é formada quando há inversão térmica, ou seja, quando o ar mais frio fica próximo ao solo e o ar mais quente fica “por cima”, como aconteceu nesta madrugada.

E o que pode acontecer depois da neblina?

São duas opções para estes casos, de acordo com o Incaper. Se fosse o caso de um dia naturalmente com tempo nublado, o nevoeiro poderia persistir e ocasionar alguns chuviscos.

No entanto, a camada de ar acima da neblina pode formar nuvens do tipo “Stratocumulus”, que são nuvens mais densas, que ficam bem próximas uma das outras, de formado arredondado.

Com o avanço da manhã, a radiação solar ficou mais presente e esquentou a superfície, o que fez com que o nevoeiro dissipasse. Isso impossibilitou que a nebline ficasse mais densa e com possibilidade de produzir chuva.

Para o resto do dia, as temperaturas tendem a ficar mais elevadas, podendo atingir máxima de 32°C na Grande Vitória e sem previsão de chuva. 

LEIA TAMBÉM: Pessoas quase submersas e faíscas em fios de alta tensão: vídeos de temporal no ES impressionam