Drama da chuva

Casagrande: Sul do ES tem cenário de guerra e dezenas de desaparecidos

Governo do Espírito Santo realizou uma coletiva de imprensa neste sábado (23) para atualizar as informações sobre os prejuízos das fortes chuvas no Sul do Estado

Ana Paula Brito Vieira

Redação Folha Vitória
Foto: Rodrigo Zaca / Governo ES

O Governo do Espírito Santo realizou uma coletiva de imprensa no fim da tarde deste sábado (23) para atualizar as informações sobre os prejuízos das fortes chuvas no Sul do Estado.

O governador Renato Casagrande informou que quatro mortes foram confirmadas em Mimoso do Sul, até o momento em que a comitiva esteve na cidade, sendo dois corpos encontrados em um lar de idosos e outros dois localizados por voluntários em casas no município. 

Mas, a TV Vitória entrevistou o Capitão Marinho do Corpo de Bombeiros em Mimoso, que confirmou pelo memos 10 mortes no municipio. Ainda não foi divulgado o nome das pessoas que perderam a vida por conta das enchentes. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Casagrande informou que os desaparecidos chegam na casa das dezenas. 

“Temos pessoas infelizmente desaparecidas. A situação de Mimoso tem essa dificuldade a mais por conta da falta de comunicação. Não há energia na cidade, por isso será uma noite dura para os moradores”, disse o governador.
Foto: Rodrigo Zaca / Governo ES

Ele explicou que o resultado da situação depois das chuvas no Sul do Estado ainda será conhecida neste domingo (24), por conta da dificuldade de se chegar em diversos locais da região.

Segundo o governador, vários lugares continuam debaixo d`' água e isso prejudica as buscas.

LEIA TAMBÉM: Saiba onde fazer doações no ES para ajudar cidades afetadas por chuva

De acordo com Renato Casagrande, a situação é caótica em Mimoso do Sul, além de ser a mais grave.

 “Temos um cenário de guerra, porque carros foram totalmente arrastados. Uma destruição muito grande”, relatou.

“Os dois lados da cidade estão isolados, não se comunicam”, disse. “Há a necessidade de ligar a energia em algumas áreas da cidade, por descargas elétricas e isso tirou a comunicação da cidade”, comentou.

“Nós estamos no esforço com a Vivo, que está levando um gerador e vamos transportar esse gerador para um local da torre de helicóptero para tentar retomar a comunicação em Mimoso”, explicou.

O governador ainda disse durante a coletiva que outros três helicópteros estarão disponíveis para ajudar. Novas informações serão repassadas ao longo deste sábado e domingo.

LEIA TAMBÉM: Provas de concurso da Petrobras são adiadas em Cachoeiro de Itapemirim por conta das chuvas

Equipes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) estão na região de Mimoso do Sul e relataram que a situação é bastante crítica e de calamidade pública. 

Segindo o Crea, estradas e encostas apresentam alto risco de escorregamentos e deslizamentos. A recomendação é que evitem ao máximo circular pela região. Apenas equipes de suporte e resgate devem trafegar no local.