CONEXÃO JUSTIÇA

VÍDEO | Estudantes reclamam de calor extremo em sala de aula

Aluna enviou pedido de ajuda ao Conexão Justiça e diz que a sala não tem janelas nem ar condicionado. Com isso, não consegue estudar de tanto calor

Redação Folha Vitória

Foto: Conexão Justiça

As altas temperaturas marcaram a vida dos capixabas nas últimas semanas. Um calor insuportável, que deixou a sensação térmica em 41 graus em algumas cidades.

O Conexão Justiça recebeu o pedido de ajuda de uma aluna, que disse que a sala de aula dela não tem janelas nem ar condicionado, apenas quatro ventiladores que não dão conta de refrescar o ambiente.

“A gente não consegue se concentrar. Eu mesma já deixei de ir para a escola porque passo mal na sala de aula de tanto calor”, desabafou a estudante, que prefere não se identificar.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A jornalista Marcelle Altoé, que também é advogada e comanda o Conexão Justiça, mostra na reportagem que, no Espírito Santo, existe uma Lei Estadual (Lei 11.605/2022) que assegura a climatização adequada dentro das salas de aula, com temperaturas entre 20 e 23 graus.

O Conexão Justiça entrevistou o deputado estadual Fabrício Gandini, autor da lei. Ele disse que pediu ao governo do Estado um cronograma de instalação dos aparelhos de ar condicionado nas 400 escolas da rede estadual de ensino, já que muitas precisam passar por reformas para receber os aparelhos.

"A escola mostrada no Conexão Justiça está na fase de instalação elétrica para receber os aparelhos de ar condicionado. No entanto, nós vamos, pela Comissão de Educação da Assembleia, visitar essa escola para entender o que pode ser feito, de forma paliativa, para amenizar o calor lá, enquanto os aparelhos não são instalados”, explicou o deputado, que é vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Sedu diz que escola passa por reforma completa

A Secretaria de Educação do Estado (Sedu) informou que a escola mostrada na matéria passa por uma reforma completa e as obras contemplam climatização das salas de aulas, laboratórios, biblioteca e ambientes administrativos. As instalações elétricas estão sendo adaptadas e reestruturadas conforme a nova demanda.

Na reportagem do Conexão Justiça, Marcelle Altoé explica onde denunciar situação parecida.

Assista à reportagem completa:

Conexão Justiça

O Conexão Justiça, apresentado pela jornalista Marcelle Altoé, vai ao ar toda quarta-feira no programa Cidade Alerta ES, na TV Vitória/Record, comandado pelo jornalista Fernando Fully.

As reportagens abordam problemas jurídicos de todas as áreas do direito, sempre trazendo um especialista para dar dicas de como a pessoa pode resolver aquela situação.

Para participar basta enviar mensagem para o WhatsApp do Conexão Justiça (27) 99877-0099, para o e-mail [email protected] ou para os Instagrans @conexaojustica @cidadealertaes @marcelle_altoe.

LEIA TAMBÉM:

> VÍDEO | Instalador compra carro, mas veículo começa a dar problemas 3 dias depois

> VÍDEO | Mulher aguarda há 7 anos para operar hérnia do tamanho de uma laranja

> VÍDEO | Trabalhou em terceirizada de prefeitura e ficou sem receber: o que fazer?