CONEXÃO JUSTIÇA

VÍDEO | Instalador compra carro, mas veículo começa a dar problemas 3 dias depois

No Conexão Justiça desta semana, a jornalista Marcelle Altoé mostra o que fazer nesses casos

Redação Folha Vitória

Foto: Conexão Justiça

O instalador de fibra ótica Magno Santana precisava de um carro com carroceria para o dia a dia de serviços. E ele se esforçou para juntar dinheiro e comprar o veículo.

Na revendedora de automóveis, recebeu a garantia de que o carro estava em perfeitas condições, apenas tinha vindo de leilão por ter sofrido busca e apreensão por falta de pagamento.

No entanto, apenas três dias após a compra, os problemas começaram a aparecer, inclusive fazendo com que o automóvel não rodasse mais.

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“Eu fiquei desconfiado e paguei por um laudo aprimorado. Foi então que descobri que o carro tinha sido batido, com significativas avarias até no teto, com irregularidades de não aceitação de seguro. Reclamei na revendedora e até hoje não resolveram meu problema!”, desabafou o instalador de fibra óptica.

À frente do programa Conexão Justiça, a jornalista e também advogada Marcelle Altoé levou o consumidor até o escritório do advogado Petronio Zambrotti, especialista nessa área.

“A informação deve ser clara e precisa por parte do fornecedor. É direito do consumidor escolher se leva o produto com defeito ou não. A revendedora não poderia ter escondido os danos que o carro tinha e agiu de má-fé. Nesses casos, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o Magno pode trocar o produto por um similar, pedir abatimento do valor do veículo que comprou ou pedir o dinheiro de volta”, explicou o advogado.

O automóvel foi financiado em nome da tia do Magno, a dona Elza Gomes e ela notou outro problema. “Eu percebi que as parcelas estavam mais caras do que tinha sido combinado. Ao analisar o contrato durante a gravação do Conexão Justiça, percebi que havia seguros que eu não tinha comprado”, afirmou assustada.

Marcelle Altoé e Petronio Zambrotti identificaram, com isso, uma venda casada, que configura prática abusiva.

“A dona Elza pode ir ao Procon, falar que só tinha contratado o financiamento do carro, sem os seguros que estão no contrato, e pedir que a financiadora retire todo o valor que foi colocado a mais sem autorização dela”, explicou Petronio.

Loja diz que cliente estava ciente

Por nota, a loja revendedora do veículo disse que no ato da assinatura do contrato de compra e venda o cliente estava ciente das condições do automóvel e que o mesmo já tinha passagem por leilão.

Já o Procon da Serra informou que sobre a financeira não havia registro de queixa no órgão, constando apenas sobre a revendedora do veículo, que neste caso foi notificada pelo Procon.

O órgão orientou que a cliente agendasse uma audiência de conciliação ou a entrar na Justiça pedindo indenização por danos morais e materiais. A BV Financeira disse que está a disposição da compradora para sanar eventuais dúvidas.

Magno e Elza declararam que buscando na Justiça seus direitos.

Assista à reportagem completa:.

Conexão Justiça

O Conexão Justiça, apresentado pela jornalista Marcelle Altoé, que também é advogada, vai ao ar toda quarta-feira no programa Cidade Alerta ES, na TV Vitória/Record, comandado pelo jornalista Fernando Fully.

As reportagens abordam problemas jurídicos de todas as áreas do Direito, sempre trazendo um especialista para dar dicas de como a pessoa pode resolver aquela situação.

Para participar, basta enviar mensagem para o WhatsApp do Conexão Justiça (27) 99877-0099, para o e-mail [email protected] ou para os Instagrans @conexaojustica @cidadealertaes @marcelle_altoe.

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