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Detran-ES vai emitir 2ª via de graça para quem perdeu documentos nas chuvas

Serão isentas as taxas para Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro de Veículo (CRV) por 60 dias nos 13 municípios afetados

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Lidiana Cuiabano | Detran MT

As pessoas que perderam documentos relacionados ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), por conta das chuvas no Sul do Espírito Santo, poderão emitir a segunda via sem pagar taxas. 

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Além disso, o órgão não vai exigir o laudo de vistoria veicular para os serviços que precisam desse procedimento. Equipes estão nas agências atingidas pelas chuvas para restabelecer o funcionamento.

O Detran vai isentar as taxas de serviço de emissão de segunda da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro de Veículo (CRV) por 60 dias nos 13 municípios afetados pelas chuvas intensas. São eles:

Alegre
Alfredo Chaves
Apiacá
Atílio Vivácqua
Bom Jesus do Norte, Guaçuí
Jerônimo Monteiro
Mimoso do Sul
Muniz Freire
Muqui
Rio Novo do Sul
São José do Calçado 
Vargem Alta

O Detran|ES também vai desobrigar a realização de vistoria veicular para os serviços de segunda via de CRV, substituição e conversão de placa.

Mimoso do Sul terá atendimento itinerante do Detran

O órgão vai enviar para o município de Mimoso do Sul o ônibus “Detran Itinerante”, uma unidade móvel estruturada para os cidadãos realizarem serviços relacionados às áreas de habilitação e veículos, provas teóricas para tirar a carteira de motorista, emissão de taxas e documentos, e tira-dúvidas para o público geral.

Agências afetadas

Em Mimoso do Sul, a Ciretran foi invadida pela água, que chegou até o segundo pavimento e ficou totalmente destruída. Não há previsão de retorno do atendimento.

A Ciretran de Alegre foi atingida pela enchente e os servidores já limparam e organizaram o local, que está funcionando normalmente.

No Posto de Atendimento Veicular (PAV) de Bom Jesus do Norte, onde entrou água, a situação já foi normalizada e o atendimento retorna nesta terça-feira (26).

A agência de Muniz Freire retornará o atendimento na quarta-feira (27) e o PAV de Apiacá volta a funcionar na quinta-feira (28).

O órgão informou, ainda, que servidores de outros municípios foram mobilizados para auxiliar na recuperação das agências atingidas, já que muitos servidores dessas regiões também tiveram suas casas atingidas e perderam tudo.

Os cidadãos que precisarem com urgência do atendimento presencial do Detran|ES podem agendar o atendimento em municípios próximos. O agendamento deve ser feito no site www.detran.es.gov.br.

Como retirar a segunda via dos documentos perdidos:

2ª via de CNH

Os moradores das localidades afetadas pela chuva que perderam ou tiveram a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) danificada — desde que tenha sido emitida pelo Detran|ES — podem se dirigir à Ciretran ou PAV do município ou à unidade mais próxima e solicitar a 2ª via sem ônus dentro de 60 dias a contar da declaração do estado de emergência.

Aqueles que tiverem instalado o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) também poderão utilizar a versão digital da CNH como documento.

2ª via de CRV

Os cidadãos que perderam o Certificado de Registro do Veículo (CRV) devido às chuvas também poderão obter a 2ª via sem ônus. Quem tiver sido prejudicado pelas fortes chuvas, deve se dirigir à agência do Detran|ES mais próxima para solicitar o documento de veículo registrado no Estado.

Documentos necessários:

- Documento de identificação oficial com foto ou boletim de ocorrência informando a perda do documento na enchente.

CRLV digital

Para emitir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e), o proprietário deve acessar o site www.detran.es.gov.br e selecionar o serviço “CRLV Eletrônico”, na área de Serviços digitais de Veículos.

Reposição de placa

Caso o proprietário tenha perdido a(s) placa(s) do veículo, ele poderá solicitar a sua reposição na unidade do Detran|ES ou diretamente no site.

Documentos necessários:

- Documento de identificação oficial com foto ou boletim de ocorrência informando a perda do documento na enchente;

Para fazer o serviço digital, o proprietário que tem a placa do modelo pré-Mercosul (cinza) em seu veículo deve realizar o serviço de ‘Conversão de placa Mercosul a pedido’, disponível na área de Serviços digitais de Veículos do site do órgão.

Caso o veículo já tenha a placa no modelo Mercosul, o proprietário deve acessar a área de Serviços digitais de Veículos e realizar o serviço de ‘Substituição de placa’ e não haverá cobrança de taxa do Detran|ES.

O Detran|ES orienta ainda que o proprietário do veículo registre o Boletim de Ocorrência para se resguardar de qualquer problema futuro, caso a placa seja encontrada por outra pessoa e utilizada indevidamente.

Baixa total do veículo sem condição de circulação

Nos casos de veículos que se encontram em estado irrecuperável causado pela catástrofe natural nas localidades afetadas na Região Sul do Estado, o proprietário poderá se dirigir à unidade do Detran|ES mais próxima para realizar o serviço de baixa total do veículo no sistema do Detran|ES, além da obtenção do Nada Consta de Multas.

Documentos necessários:

- Documento de identificação oficial com foto ou boletim de ocorrência informando a perda do documento na enchente.

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