Geral

Homem descobre ovos de "verme do bacon" no cérebro após dor de cabeça

A causa dos vermes na cabeça do homem era o seu gosto por comer bacon

Leiri Santana

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução / Instagram

Os médicos encontraram ovos de tênia no cérebro de um homem na Flórida que apresentava sintomas de enxaqueca agravada. O paciente relatou que tinha o hábito de consumir bacon mal passado, o que os médicos suspeitam ser a origem de sua infecção. A condição, conhecida como neurocisticercose, pode resultar em convulsões e, em casos extremos, levar à morte, conforme informado pelo CDC.

Um homem residente na Flórida, em busca de tratamento para sua enxaqueca crônica e em constante agravamento, fez uma descoberta surpreendente: ovos de vermes em seu cérebro, identificados como a causa de sua dor.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas de Saúde? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O paciente não identificado, tem  52 anos, procurou atendimento hospitalar devido a enxaquecas que vinham ocorrendo semanalmente. Ao realizar uma tomografia, as imagens mostraram uma massa cerebral que, inicialmente, os médicos acreditavam ser "cistos neurogliais congênitos", conforme relatado no American Journal of Case Reports.

O paciente foi admitido no hospital, onde uma ressonância magnética e outros exames subsequentes confirmaram que essas massas não eram cistos, mas, sim, larvas de tênias.

De acordo com o CDC (Centros de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos), a neurocisticercose é uma infecção parasitária evitável causada por cistos larvais, que são bolsas fechadas contendo o estágio imaturo de um parasita, da tênia suína (Taenia solium).

Ainda segundo o CDC, os cistos larvais podem infectar várias partes do corpo, causando uma condição conhecida como cisticercose. Os cistos larvais no cérebro causam uma forma de cisticercose chamada neurocisticercose, que pode causar convulsões.

LEIA TAMBÉM: Vídeo: pessoa mais velha do mundo, idosa completa 117 anos

O estudo observou que é extremamente raro que os pacientes contraiam neurocisticercose sem exposições clássicas ou viagens, e tais casos nos Estados Unidos eram considerados praticamente inexistentes. Historicamente, encontrar carne de porco infectada nos Estados Unidos tem sido muito incomum, e esse caso pode ter implicações significativas para a saúde pública.

Embora o homem "negue consumir alimentos crus ou de rua", o relatório indica que ele "admitiu ter o hábito de consumir bacon levemente cozido e não crocante durante a maior parte de sua vida", o que isso pode ser a causa da infecção.

"Isso é apenas especulação, mas dada a preferência do nosso paciente por carne de porco mal passada e seu histórico de exposição benigna, é possível que sua cisticercose tenha sido transmitida por autoinfecção devido a uma lavagem inadequada das mãos após ele próprio ter contraído teníase devido aos seus hábitos alimentares."

O CDC observa que o caminho pelo qual o parasita chega ao cérebro após ser ingerido é igualmente desagradável ao conceito de ovos de vermes alojados no cérebro.

"Quando alguém consome carne de porco mal cozida e infectada, adquire uma infecção por tênia no intestino. Esta pessoa excreta ovos de tênia nas fezes. Se não higienizar adequadamente as mãos após usar o banheiro, há o risco de contaminar alimentos ou superfícies com fezes contendo esses ovos. Se outra pessoa ingerir alimentos contaminados, os ovos podem ser ingeridos. Uma vez dentro do corpo, os ovos eclodem e se desenvolvem em larvas que podem migrar até o cérebro, causando assim a neurocisticercose', afirmou a CDC

Segundo o relatório, o homem recebeu tratamento com medicamentos antiparasitários e anti-inflamatórios, além de orientações para seguir acompanhamento em uma clínica especializada em doenças infecciosas.

Fonte: Revista People

LEIA TAMBÉM:

>>Homenagem bizarra em velório: corpo de idoso é velado sentado sem caixão em Goiás

>>O milagre da água de cravo: veja benefícios e como fazer chá para emagrecer

>>Caso Choquei: PC de MG diz que Jéssica é a autora das fake news

O QUE É CISTICERCOSE 

Segundo o Ministério da Saúde, a cisticercose é uma doença desencadeada pela ingestão de ovos da tênia. Tanto a tênia suína quanto a tênia bovina possuem dois hospedeiros durante seu ciclo de vida: um definitivo e um intermediário. Os seres humanos são os hospedeiros definitivos das tênias, com o intestino sendo o local onde o parasita adulto se desenvolve e reproduz.

Nos hospedeiros intermediários, como suínos e bovinos, as tênias assumem o estágio larval, fixando-se, por exemplo, nos músculos esqueléticos e também no músculo cardíaco. A cisticercose ocorre quando nos tornamos hospedeiros intermediários, abrigando assim a fase larval do parasita.

COMO PREVENIR A CISTICERCOSE 

A prevenção da cisticercose inclui medidas básicas de higiene, como lavar sempre as mãos, bem como as frutas e verduras antes do consumo. É importante também beber apenas água filtrada, fervida ou tratada, não utilizar fezes humanas como adubo e utilizar água de qualidade para irrigação de hortas. Outro ponto que merece destaque é nunca defecar em lugares inapropriados e tratar os casos de teníase, a fim de evitar que ovos contaminem a água e os alimentos.

O QUE ACONTECEU? ESPECULAÇÕES SOBRE SUMIÇO DE KATE MIDDLETON INTRIGAM A INTERNET

O Palácio de Kensington divulgou uma nota esclarecendo o motivo pelo qual a princesa não tem sido vista em público desde o evento de Natal de 2023

Foto: Reprodução redes sociais

Segundo o comunicado oficial, Middleton passou por uma cirurgia abdominal em janeiro e permaneceu hospitalizada por 13 dias, sem detalhar a natureza do procedimento.

Ao Entertainment Tonight, o palácio afirmou que a princesa está se recuperando bem. "Há dois dias, informamos que a princesa de Gales está se recuperando bem. Como mencionado em nossa declaração anterior em janeiro, não faremos comentários contínuos ou atualizações diárias", disse um representante.

Embora não tenha sido revelado o motivo específico da cirurgia, todos os compromissos oficiais de Kate Middleton foram adiados até a Páscoa, em 31 de março.

Teorias sobre o "desaparecimento" da princesa começaram a circular, incluindo rumores de que ela estaria enfrentando problemas de saúde, como câncer, o que foi desmentido pelo Entertainment Tonight.

Nas redes sociais, várias especulações surgiram, desde cirurgias plásticas até questões conjugais com o príncipe William. No entanto, nenhuma dessas teorias é respaldada por fatos confirmados.

LEIA TAMBÉM: 

>>Saúde de Paulo Zulu: veja atualização após superar o câncer

>>Zeca Pagodona: veja quem é a bebê que viralizou na internet por vídeos

>>Anvisa aprova injeção de remédio para emagrecer. Veja qual é



Pontos moeda