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PRF: inspeção pode prevenir acidentes com veículos pesados

Algumas partes dos veículos devem ser cuidadosamente avaliados antes de uma viagem, como é o caso dos freios e dos pneus

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: divulgação DNIT

Em fevereiro de 2024, dois acidentes envolvendo carretas com cargas pesadas chamaram a atenção no Espírito Santo. Um deles aconteceu no dia 5, em Colatina, Noroeste do Estado, quando um caminhão carregado de granito tombou na BR-259. 

Já em Linhares, no Norte do Espírito Santo, uma carreta que transportava duas retroescavadeiras derrubou uma passarela no Centro da cidade, deixando um ciclista, que trafegava pelo local, ferido. 

Acidentes como este podem ser evitados com a devida fiscalização, explica o superintendente da Polícia Rodoviária Fderal, Wemerson Mário Pestana. Ele informa que antes de pegar a estrada, todos os veículos devem passar por uma minuciosa inspeção. 

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Algumas partes dos veículos devem ser cuidadosamente avaliados antes de uma viagem, como é o caso dos freios e dos pneus. 

"Pegou a estrada? Você tem que entender que você tem que colocar seu veículo em circulação com as condições que o código fala, ele tem que estar em boas condições. Olhar os freios, as condições dos freios, é muito importante os freios estarem funcionando, olhar as condições dos pneus, se as condições estão boas, se os pneus estão lisos, ou como a gente fala, carecas", disse. 

O inspetor alerta ainda que os faróis e o sistema de iluminação também são pontos importantíssimos de fiscalização para os motoristas, que devem estar atentos a possíveis deficiências. 

Ainda de acordo com ele, veículos que transportam cargas pesadas devem sempre acondicionar muito bem o material nas carrocerias dos caminhões ou carretas. 

"Olhar o sistema de iluminação, temos também a lanterna traseira que identifica que tem um veículo a sua frente. Muitos às vezes não olham o limpador de para-brisa em período chuvoso, você tem que estar com ele funcionando. São condições importantes para evitar um acidente. Caminhão de grande porte que transporta uma carga, é importante a carga estar bem acondicionada". 

Empresas devem respeitar limite de peso dos veículos

Também em Colatina, uma carreta foi flagrada trafegando com blocos de granito. Os dispositivos de segurança para segurar as pedras estavam completamente soltos, o que poderia resultar em um acidente. 

O inspetor explica que o maior perigo deste tipo de transporte irregular é que caso aconteça um tombamento do veículo, esta carga seria lançada na pista. Com isso, o material poderia atingir algum outro automóvel que trafegasse pela via. 

Ele informa que a responsabilidade pela carga não é exclusiva do condutor do veículo, e que a empresa que fornece o serviço deve se atentar ao limite de peso que uma carreta pode transportar. 

"A carga é uma carga de pedra, estava mal acondicionada, mal amarrada. Quando um veículo daquele porte tomba, aquela carga vai ser lançada e pode ser lançada sobre um veículo que está passando por ele. Já tivemos acidentes aqui no Espírito Santo. O motorista precisa entender, não só ele, mas o transportador. Quem é o transportador? É o empresário, que pega uma carga para levar para outro local. Ele tem que entender que aquele veículo tem uma capacidade limite de transporte.
 Como é feita a fiscalização? 

  Pestana explica que a fiscalização sobre efeito de peso no caminhão é feito pela          PRF nas estradas federais do Espírito Santo. De acordo com ele, os veículos são           abordados e o condutor deve apresentar a nota fiscal de serviço de transportes.

Segundo ele, caso ainda reste algum tipo de dúvida sobre a regularidade do transporte daquela carga, o policial deve levar o veículo a uma balança próxima para realizar a pesagem. 

"A PRF fiscaliza, no caso do excesso de peso no caminhão, ela fiscaliza com a nota. Ela aborda o veículo, verifica a carga, pede a nota ao caminhoneiro e faz a fiscalização. Se aquela fiscalização ainda está gerando dúvida, o policial consegue levar a uma balança próxima. Nós temos algumas balanças no trecho e consegue levar até lá para fazer a aferição"

Multas e autos de infração

Pestana se recorda do caso da queda da passarela em Linhares e, segundo ele, a multa aplicada ao condutor do veículo chamou a atenção de diversas pessoas, por conta do valor considerado baixo. Levando-se em conta, principalmente o estrago causado pelo acidente. 

De acordo com ele, atualmente a infração gravíssima é que conta com a maior multa: R$ 293. Para evitar novos acidentes, após a constatação de uma irregularidade, o veículo é recolhido e levado ao pátio da PRF.

"Chamou a atenção, o veículo transportando um trator acima das dimensões. Quando procuraram a gente, que verificaram que ali o auto de infração, que vai gerar a multa, foi de menos de R$ 200. Mas aí questionam que foi uma multa pequena, consideravelmente baixo o valor. Realmente, a multa hoje mais grave hoje, a gravíssima, está a R$ 293, 47. Nesse caso, a multa média está em torno de R$ 195, então a PRF faz o auto de infração, toma as medidas administrativas. Se o veículo não tiver condição de seguir viagem, estiver colocando em risco, ele é levado ao pátio."

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PS: MATÉRIA DA ADRIANA!