Geral

Subway em crise? Justiça analisa pedido de recuperação judicial

A Subway no Brasil, a Southrock Capital, entrou com um pedido de recuperação judicial nesta semana na 1ª Vara de Falências de São Paulo

Brenno Ramos

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução / Divulgação

As dívidas acumuladas pela companhia alcançam o valor de R$ 482 milhões.

No ano passado, a Southrock, que já havia solicitado recuperação judicial para a Starbucks em 2023, com uma dívida estimada em R$ 1,8 bilhão, também é responsável pela operação da Eataly no país.

Em um comunicado divulgado na ocasião, a empresa destacou que a inflação, a pandemia e as altas taxas de juros agravaram os desafios enfrentados por todos os varejistas.

LEIA MAIS: Google Play Store permitirá download de vários apps simultaneamente

Recuperação judicial e falência: qual é a diferença?

Embora o termo "recuperação judicial" possa parecer alarmante, ele não significa necessariamente falência ou o fechamento da empresa. Durante o processo de recuperação judicial, há um esforço para resolver judicialmente as dívidas, visando à sobrevivência da empresa no futuro, explica o economista Luiz Rabi.

A recuperação judicial é um recurso utilizado exatamente para evitar a falência e, por isso, é solicitada pelo próprio devedor. Esse processo permite que as empresas renegociem suas dívidas acumuladas.

Já a falência ocorre quando a Justiça liquida e vende os bens da empresa com o intuito de quitar as dívidas em aberto e, consequentemente, encerrar as atividades da companhia.

LEIA TAMBÉM: Bia Haddad cai após virada surpreendente em Indian Wells