Geral

VÍDEO | Chuva no ES: helicóptero leva alimentos e suprimentos para regiões isoladas

Aeronave é utilizada para levar água, alimentos e ajuda médica a regiões que ficaram isoladas por conta dos temporais do fim de semana

Redação Folha Vitória

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Com as fortes chuvas que atingiram o Sul do Espírito Santo no fim de semana, estradas que ligam os centros das cidades aos distritos e bairros ficaram bloqueadas. Por conta disso, veículos terrestres que levam ajuda humanitária às vítimas não conseguem entrar nos locais. 

Nesta terça-feira (26), o helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar do Espírito Santo (Notaer) foi até Mimoso do Sul para auxiliar na entrega de mantimentos para famílias atingidas.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O repórter fotográfico do Folha Vitória, Thiago Soares, acompanhou a ação de dentro da aeronave. 

De acordo com o major Mello, do Notaer, aeronave é utilizada para levar água, alimentos e ajuda médica a regiões que ficaram isoladas por conta dos temporais.

"O trabalho é basicamente um apoio à Defesa Civil nos municípios que estão em estado crítico. A gente recebe as demandas do Sistema de Comando de Operações, que está sendo gerenciado pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, e aquilo que não é possível fazer com recurso terrestre, a gente tenta fazer com aeronave", disse. 

Segundo ele, as medidas devem continuar até que a situação volte à normalidade na região. "A aeronave funciona como uma ferramenta de apoio para alcançar estas áreas que estão isoladas e levar recurso, equipe médica, enfermeiro, medicamento para dar apoio enquanto a situação não volta ´`a normalidade."

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Resgate impactante

Durante as operações, foram realizados diversos resgates de pessoas em situações de risco. O número de vítimas auxiliadas pelo Notaer ainda não foi contabilizado, assim como o de sobrevoos.

Mello destacou, no entanto, um resgate em particular, de uma criança de 3 anos. O pequeno é filho da professora Adair Antônia Fernandes Medeiro, de 43 anos, que morreu soterrada na cidade. 

"Acho que o resgate mais forte que a gente executou foi no domingo, uma família que teve a casa soterrada. A mãe e a irmã vieram a falecer nesta situação, foram encontrados com vida o pai e uma criança de 3 anos", relatou. 

De acordo com o militar, o salvamento causou comoção geral entre a equipe do Notaer. A criança chamava pela mãe e estava fragilizada por conta da tragédia. 

"Esta criança chegou aqui para ser tratada pelo Samu e receber cuidados. Ela estava muito chorosa, muito estressada e chamando pela mãe. A mãe, a gente sabia que estava morta, então foi uma comoção geral, das equipes envolvidas." 

O militar explica ainda que, durante os sobrevoos, caso alguma pessoa seja encontrada em uma situação de risco, as ações de auxílio serão interrompidas para que o resgate seja efetuado.

Assista ao vídeo:

*Com informações do repórter Caio Dias, da TV Vitória/Record 

Leia Também: Novo alerta de chuvas intensas para 37 cidades do ES até quarta; veja lista