A chuva voltou a atingir diversas regiões da Grande Vitória desde a noite de domingo (14). Na capital, o acumulado de chuva registrado foi dez vezes maior que o previsto pelos institutos de meteorologia. O esperado era de apenas 10 milímetros.
De acordo com a Defesa Civil do município, somente na madrugada desta segunda-feira (15), foram registrados 108,5 milímetros na capital. Segundo o órgão, foram atendidos oito chamados de ocorrências.
Dentre os ocorridos, no bairro São Pedro 1 e em Fradinhos, foram registradas quedas de muros. Houve deslizamento de terra no bairro Bonfim e em Forte São João. Em Jardim da Penha e Goiabeiras, houve alagamento de imóveis. Em caso de ocorrência, os cidadãos podem acionar o Plantão 24h da Defesa Civil de Vitória: 98818-4432.
A Defesa Civil também divulgou a previsão pluviométrica para os próximos dias. A expectativa do maior acumulado de chuva é para a quinta-feira (18), quando são esperados 25 milímetros. Para terça (16) e quarta-feira (17), a previsão é de 20 mm de chuva. Na sexta, 10 mm são esperados.
Outros municípios
De acordo com a Prefeitura de Vila Velha, a chuva já ocasionou pontos de alagamento nos bairros Ibes, Nossa Senhora da Penha, Coqueiral de Itaparica, Boa Vista, Jockey de Itaparica, Itapoã, Aribiri e Paul. Apesar dos alagamentos, a prefeitura informou que não houve acionamento da Defesa Civil.
Em Carapina, na Serra, leitores registraram alagamento intenso durante a madrugada. As duas pistas da BR-101 foram bloqueadas em função da enchente.