O Grupo EDP, que possui negócios no Espírito Santo, onde é responsável pelo abastecimento de energia elétrica em 70 municípios, foi alvo de um ataque informático à sua rede corporativa global nesta segunda-feira (13). De acordo com a empresa, que atua em 19 países, os efeitos também foram sentidos na EDP Brasil.
A EDP garantiu ainda que os principais sistemas operacionais, que asseguram o suprimento de energia com qualidade, não foram afetados. Entretanto, admitiu que foram registradas algumas restrições ao funcionamento normal de sistemas corporativos.
A empresa informou que, para conter os efeitos do ataque, foram prontamente aplicadas medidas de prevenção e proteção dos sistemas que dão suporte às operações da empresa, para que fossem rapidamente restabelecidos. Segundo a EDP, a reação do grupo diante do ataque está sendo articulada com as autoridades competentes.
No site da EDP Brasil, algumas consultas, como segunda via da fatura, por exemplo, estão temporariamente indisponíveis. Ao tentar fazer a consulta, o usuário se depara com uma mensagem, informando que o site está em manutenção e que os serviços estão indisponíveis no momento.
Resgate de 100 milhões de euros
O site português JN informou que os invasores exigiram da EDP, cuja matriz é em Portugal, um resgate de quase 10 milhões de euros (R$ 56,7 milhões). De acordo com o jornal, caso o valor não seja pago, os hackers ameaçam tornar públicos ou entregar a concorrentes da empresa cerca de 10 terabytes de informações confidenciais, que foram roubadas durante o ataque.
Ainda de acordo com informações do JN, depois de ter conseguido acessar o sistema interno da EDP e chegar a um dos servidores do grupo, os invasores publicaram na chamada “dark net” — parte da Internet inacessível à maioria dos usuários e onde o anonimato é sempre garantido — um pedido de resgate.
O valor exigido, segundo o jornal, foi de 1.580 bitcoins, moeda virtual cuja cotação atual está em torno de 6.250 euros (R$ 35,4 mil) cada unidade. Feitas as contas, o valor é equivalente a aproximadamente 9,8 milhões de euros.