Após a confirmação da Secretaria da Saúde (Sesa) de que 22 pessoas teriam testado positivo para a covid-19 em uma casa de repouso, em Vitória, o secretário da pasta afirmou que eles seguem em isolamento no local. Um dos pacientes precisou ser internado. São 18 idosos e quatro funcionários do asilo.
De acordo com o secretário Nésio Fernandes, a avaliação de todos os infectados foi realizada ainda na noite de domingo (05), pouco depois de constatarem o resultado positivo dos exames. “No mesmo domingo à noite, fizemos a avaliação clínica de todos os trabalhadores e usuários do serviço. Na avaliação dos 18 idosos, um tinha indicação de internação hospitalar e os demais vão seguir o isolamento dentro do próprio estabelecimento e acompanhados pela médica que atende a casa”, disse.
Segundo o secretário, não se sabe a origem da contaminação dos idosos, uma vez que o Espírito Santo já se encontra em estágio de contaminação comunitária, quando não há como saber, de fato, quem transmitiu a doença. Mesmo assim, o asilo já foi orientado a cumprir com as determinações do governo estadual, como restringir as visitas e atividades que envolvam pessoas de fora no local.
No boletim diário, divulgado nesta segunda-feira (6), a Secretaria de Estado da Saúde informou que o falecimento de uma idosa residente numa casa de repouso localizada em Vitória foi em decorrência do Novo Coronavírus.
Com a confirmação do óbito, exames foram realizados e foi revelado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) que outras 22 pessoas, sendo 18 idosos e quatro funcionários da casa, também foram infectados.
Segundo a Sesa, amostras foram coletadas e, em menos de 24 horas o resultado positivo para doença foi confirmado.
A Sesa ressaltou que o acompanhamento e avaliação dos contaminados será diário e que nesta segunda-feira (06) os familiares foram acolhidos, tendo o resultado entregue em mãos e sendo informados sobre o protocolo e todas as medidas que serão adotadas.
Casos confirmados no ES
O Espírito Santo tem 209 casos confirmados do novo Coronavírus (Covid-19) até esta segunda-feira (06). O Estado já registra casos de transmissão comunitária da doença, ou seja, quando não há como identificar a origem da contaminação. Dos casos confirmados em todo Estado, 38 pacientes já estão curados, 122 estão em isolamento residencial e 43 estão internados, sendo 25 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Seis óbitos foram confirmados.