Como forma de diminuir a proliferação do novo coronavírus na cidade, a Prefeitura de Linhares, no Norte do Espírito Santo, vai distribuir 200 mil máscaras a moradores de todo o município. As entregas começam neste fim de semana.
As máscaras são produzidas para cobrir totalmente a boca e nariz. São feitas de algodão em camada dupla, uma delas com filtro. O material é reutilizável, segundo a prefeitura. Na embalagem há orientações de uso e limpeza do produto.
A prefeitura comprou 150 mil unidades. As outras 50 mil vão ser doadas por uma indústria de confecções da cidade. O investimento foi de R$ 420 mil, recursos do próprio município.
“Já foi comprovado que o uso das máscaras diminui o contágio do coronavírus. Campanhas educativas para o uso da máscara começarão a sensibilizar as pessoas para aderirem ao uso, que junto à higiene das mãos e o distanciamento ideal entre as pessoas, podem fazer com que a nossa cidade se distancie das estatísticas altas de contágio”, afirmou o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.
Aumento de casos
Em Linhares, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), há 14 confirmações do novo coronavírus e uma pessoa morreu por causa da doença. E segundo o secretário municipal de Saúde, Saulo Meirelles, a tendência é de aumento nos próximos dias.
“As pessoas nunca dependeram tanto uma das outras como agora para se protegerem. Como existe uma tendência do aumento na curva de crescimento da doença entre abril e maio, o uso coletivo das máscaras trará um resultado muito positivo, ainda mais agora que a transmissão se tornou comunitária, ou seja, não temos como monitorar qual o origem do contágio, o que dificulta as ações da vigilância do município. Por isso, os cuidados devem ser redobrados”, disse o secretário.