A Semana Santa chegou e, junto com ela, vem o tradicional preparo da torta capixaba. Mas com a pandemia do Novo Coronavírus, o palmito, considerado um dos principais ingredientes, pode precisar de um substituto.
Em Vila Velha e Cariacica, a venda do palmito foi proibida, para garantir a segurança da população. Já o município da Serra, está estudando a possibilidade de liberar a venda do produto.
A medida foi tomada para evitar a disseminação do Novo Coronavírus e, por enquanto, só é possível comercializar o palmito em Vitória.
De acordo com a prefeitura da capital, a liberação foi concedida com a condição de que os comerciantes obedeçam algumas medidas de higiene.
Em Vitória, o tradicional ponto de venda do palmito fica próximo ao Sambão do Povo. Ainda de acordo com a prefeitura, poucos vendedores se interessaram em comercializar o produto.
Muitos comerciantes ficaram com medo do prejuízo e não irão vender o produto na capital neste ano. Já outros, redobraram os cuidados com a higiene para trabalhar e criam expectativa. “A gente espera vender bem. Estamos preocupados com a saúde de todos, redobramos os cuidados de higiene”, conta o comerciante Nelson de Oliveira.
O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória, Renzo Nogueira, lembra que o tradicional Festival da Torta Capixaba deste ano, acontecerá online. “Os restaurantes poderão comercializar as tortas por meio de aplicativos de delivery”, explica.