Morreu aos 72 anos, na manhã desta quinta-feira (8), o frei Luiz Flávio Adami Loureiro, vítima da covid-19. A morte do frade foi confirmada pela Arquidiocese de Vitória.
Ele foi hospitalizado depois de um mal-estar gripal. No dia 25 de março, foi encaminhado para a UTI, onde permaneceu intubado e com quadro geral estável. No entanto, seu quadro de fibrose pulmonar se agravou e ele não resistiu.
Leia também: Covid-19: “Ele está na UTI, mas está bem”; diz frade sobre o Guardião do Convento da Penha
Frei Luiz é natural de Colatina, noroeste do Espírito Santo, nasceu no dia 17 de fevereiro de 1949 e ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 10 de janeiro de 1984. Fez a profissão solene e foi ordenado sacerdote no dia 2 de fevereiro de 1991. Ele morava no Convento da Penha desde fevereiro de 2020.
“A Arquidiocese de Vitória uniu-se em oração dos franciscanos, familiares e amigos de frei Luiz e solidariza-se com todos”, diz a nota de pesar.
O Convento da Penha informou que inda não há detalhes sobre cerimônias de despedidas e sepultamento.
Frades do Convento da Penha que permanecem internados
Na última segunda-feira (6), o Convento da Penha havia informado sobre o estado de saúde dos frades. O frei Paulo Roberto, guardião do Convento da Penha, foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital de Vila Velha. Ele procurou atendimento médico na última sexta-feira (02), após sentir um mal-estar, fez uma tomografia e foi constatado comprometimento pulmonar.
Já o frei Paulo César, segundo o Convento, está internado na enfermaria de um hospital em Cariacica e tem apresentado boa evolução. Os exames têm mostrado estabilização. Ele está bem e lúcido, finalizando o tratamento intensivo.
Os outros frades do Convento da Penha seguem saudáveis adotando todos os protocolos de cuidados contra a covid-19, segundo o Convento. A programação da Festa da Penha prossegue como prevista, de modo virtual por causa da pandemia do novo coronavírus.
Veja também: