Três prefeituras do Espírito Santo foram citadas numa reportagem do Portal Metrópoles, de Brasília, em que afirmava que doses vencidas da vacina contra a covid-19 foram aplicadas em 160 cidades do país.
Conforme a matéria, as cidades de Linhares, Vila Velha e Serra estavam na lista. Segundo o portal, os dados foram obtidos junto ao Ministério da Saúde e apontam que 1.254 pessoas em todo o Brasil foram inoculadas com doses de lotes do imunizante da Oxford/Astrazeneca, cuja data de expiração já tinha passado. No território capixaba, de acordo com o portal, 4 pessoas teriam recebido os imunizantes fora do prazo de validade.
O jornal cruzou informações sobre as doses aplicadas com os registros de envios de imunizantes para os Estados, onde constam a data de vencimento para cada lote.
Em entrevista coletiva na tarde desta segunda (26), o subsecretário de Vigilância em Saúde do Estado, Luiz Carlos Reblin, citou a matéria e esclareceu que não foram aplicadas doses vencidas.
“Registramos essa informação e investigamos. Não houve vacinação com doses vencidas. Houve um erro no registro do lote das doses aplicadas”, explicou.
Segundo Reblin, os próprios municípios apuraram a situação e identificaram o erro de registro dos lotes. “Está sendo feito a correção dessa informação e a população pode ficar absolutamente tranquila pois não vacinação com doses vencidas”, garantiu.