Geral

Ônibus do Transcol voltam a circular nesta terça-feira

Os usuários poderão utilizar os coletivos entre 5h e 22h

Foto: Iures Wagmaker / Folha Vitória

Os ônibus do Transcol voltam a circular, com todas as linhas e com 100% da frota, a partir desta terça-feira (13). Todos os terminais, também, vão funcionar normalmente; assim como os coletivos do sistema municipal. Os usuários poderão utilizar os ônibus, entre 5h e 22h, apenas nos dias úteis. 

Não haverá o serviço noturno, conhecido como bacurau. No próximo sábado (17) e domingo (18), os ônibus não irão operar. A medida foi adotada para conter a disseminação da Covid-19 e preservar o sistema de saúde do Estadual. 

Mesmo com o retorno do transporte coletivo de passageiros, o Governo do Estado recomendou um escalonamento de horários para os diversos setores, como forma de evitar o excesso de demanda em apenas uma determinada faixa de horário. A sugestão é a de que das 5h às 7h, o transporte seja utilizado pelos trabalhadores das indústrias; das 7h às 9h, pelos do setor de serviços; e das 9h às 11h, pelos trabalhadores do comércio, inclusive shopping centers.

No Espírito Santo, os ônibus estão sem circular desde o dia 28 de março. Os poucos coletivos que estavam nas ruas transportavam apenas os trabalhadores da saúde. Os ônibus, inicialmente, ficariam suspensos até o dia 4 de abril. Porém, na Sexta-Feira da Paixão (2), foi definido que a suspensão se estenderia até o último domingo (11). No entanto, como esta segunda-feira (12), foi feriado de Nossa Senhora da Penha, os coletivos não rodaram; conforme determina o decreto em relação aos feriados.

Ônibus municipais

Assim como o Transcol, os ônibus municipais em cidades de risco extremo como Vitória e Vila Velha, e em cidades do interior do Estado, só poderão circular entre terça e sexta.

Ônibus intermunicipais e interestaduais

Os ônibus intermunicipais e interestaduais voltaram a operar nesta segunda-feira, mas apenas com metade da capacidade de ocupação de cada coletivo. 

Transporte ferroviário

O transporte ferroviário também voltou a funcionar nesta segunda. Assim como os ônibus interestaduais, apenas 50% das passagens poderão ser vendidas.


Pontos moeda