VÍDEO | Cachorro morre após ser atropelado no Centro de Vitória
Imagens de videomonitoramento flagraram o atropelamento. As rodas do carro passaram por cima do cãozinho, que ficou caído na pista. As imagens são fortes
Um cachorro morreu após ser atropelado no Centro de Vitória, perto do Parque Moscoso, por volta das 16h desta quinta-feira (28). Imagens de videomonitoramento registraram o acidente.
As rodas do carro passam por cima do cãozinho, que fica caído na pista. O motorista parece não perceber o que aconteceu e segue viagem. Assista:
À reportagem da TV Vitória/Record TV, um morador enviou as imagens e questionou para quem poderia ligar para que o corpo do animal fosse recolhido. Acionada, a Prefeitura de Vitória respondeu. Não há informações sobre o motorista.
Veja nota na íntegra
"A Prefeitura de Vitória informa que realiza, por meio do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), o trabalho de recolhimento de animais nas ruas em situações que se configuram risco à saúde pública, tais como animais agressivos sem motivo aparente, atropelados em via pública (por serem suspeitos de doença neurológica como a raiva), fêmeas no cio (por provocarem comportamento agressivo entre machos) e fêmeas com filhotes que estejam agressivas em função da prole.
Uma vez no CVSA, esses animais são avaliados por médicos veterinários, sendo submetidos a tratamentos de vermifugação, controle de ectoparasitas, alimentação, suplemento vitamínico, antibioticoterapia, em casos necessários. Quando melhoram o estado físico, são realizadas as vacinações e é efetuada a ressocialização, inclusive com ações de adoção. No momento, há 35 cães e gatos para adoção no CVSA, que fica em Resistência.
Sobre os animais abandonados, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) esclarece que, em Vitória, a Lei n° 8.121/2011 estabelece normas para a guarda responsável de animais domésticos e proíbe o abandono de animais domésticos. Os infratores estão sujeitos a multas.
Os moradores podem contribuir fazendo a denúncia pelo 156 e reunindo informações que ajudem a identificar os infratores. Informa, ainda, que a Lei nº 8.678/2014 proíbe a permanência de animais soltos ou atados por cordas ou por outros meios em vias ou logradouros públicos da cidade, e os proprietários podem ser multados em R$ 214,47 por animal".