Geral

Cúspide: entenda o que é a fase de transição entre signos da Astrologia

Para as pessoas nascidas neste espaço de tempo, é possível que haja uma leve confusão em relação às características de personalidade

Redação Folha Vitória

Foto: Divulgação / Freepik @rawpixel.com

A identificação com os signos e as respectivas características faz parte da personalidade de muitos públicos. Por meio da Astrologia, pessoas são capazes de criar um senso de pertencimento. Mas o que acontece com quem não possui um signo definido?

Essa indefinição é fruto do período de cúspide, momento de transição entre constelações. Para as pessoas nascidas neste espaço de tempo, é possível que haja uma leve confusão em relação às características de personalidade.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Em primeiro lugar, é preciso destacar que o calendário gregoriano, o qual foi adotado pelo país, não representa de forma certeira todos os movimentos do sol e constelações.

Assim, o virar do dia para noite não tem ligação direta com a mudança de um signo para o outro. Diversos fatores como o ano, dia e até os minutos podem influenciar a identificação com uma casa astral.

Por isso, é possível entender cúspide como esse espaço de tempo entre o término de uma constelação e começo de outra. 

Diferentes caminhos

Em entrevista ao Folha Vitória, a astróloga Luciana Tavares explicou que existem entendimentos diferentes. Ela trabalha com a astrologia tropicalista, por isso considera as chamadas constelações enquanto trópicos ou signos.

Ainda segundo Luciana, o conceito de cúspide gera um entendimento mais astronômico e menos astrológico. Devido a esse fator, a astrologia tropicalista denomina este período como decanatos

No entanto, a astróloga reforçou que nenhum dos termos está equivocado, trata-se apenas de uma questão de afinidade. "O que chamam de cúspide, então, seria o ponto mais alto de transição entre constelações ou signos", afirma. 

Foto: pinterest

Pessoas nascidas na transição

Para a Astrologia, os nascidos no período de decanatos (entre os dias 20 e 23 de cada mês) podem ser chamados de nativos híbridos, pois adquirem características solares de ambos os signos simultaneamente. 

"Dentro das 12 casas zodiacais, chamadas por alguns de constelações, estão os 12 signos do zodíaco. Cada signo possui 30º, o que forma a roda zodiacal. Os 30° são divididos de 10 em 10. Assim, os nascidos no período de decanatos herdarão tanto os primeiros 10º de um signo quanto os últimos 10º de outro, tendo características de ambos os trópicos", explicou a astróloga.

No entanto, é preciso destacar que essas pessoas não são desprovidas de signos ou possuem mais de um. Os decanatos ditam o tom ou grau do signo com maior influência, sendo este o definitivo. Porém, algumas características do signo vizinho são acrescentadas.

"Por isso, é importante fazer um mapa astrológico, porque o programa vai definir qual é o tom, ou qual é o maior grau. É interessante que as pessoas nascidas nesse período olhem tanto o horóscopo do signo definitivo quanto o próximo". 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Para saber qual é o signo de fato, é preciso realizar um mapa astral, ou seja, analisar a data e o horário exatos do nascimento, pois é possível que o signo pensado pela pessoa esteja equivocado.

Características dos nativos híbridos

- Cúspide de Peixes-Áries (21/03)

Pessoas nascidas na transição de Peixes para Áries tendem a ser líderes natas, com a intuição e devoção afloradas, além de assertividade em tudo que se propõem a fazer. Os nativos híbridos desse período são também sensível e empáticos em relação às emoções alheias.

- Cúspide de Áries-Touro (21/04)

Na transição de Áries para Touro, existem tendências menos impulsivas e mais fixas. A junção das características de ambos os signos geram pessoas ousadas e motivadas a realizar e concluir tarefas, saindo da zona de conforto. 

- Cúspide de Touro-Gêmeos (21/05)

Nascidos na transição de Touro para Gêmeos são guiados pela curiosidade e praticidade, tendo facilidade para pensar em projetos e planejar ideias. Pessoas nascidas neste período possuem a capacidade de aproveitar conversas e companhia, mas também passam por tempos de reclusão e isolamento.

- Cúspide de Gêmeos-Câncer (21/06)

Na transição de Gêmeos para Câncer, há um abandono do racionalismo extremo, abraçando os pensamentos mais emocionais. Pessoas nascidas nesse período tendem a ser mais sensíveis e intuitivas, sem contudo perder o equilíbrio entre razão e emoção.

- Cúspide de Câncer-Leão (22/07)

Quando se trata da transição de Câncer para Leão, o lado divertido e criativo é mais aflorado, por isso as pessoas tendem a ser mais extrovertidas.

O período, porém, representa a junção dos signos regidos pelo Sol e Lua, unindo as energias feminina e masculinas. Por isso, as pessoas podem ser mais inseguras e muito apegadas à família. 

- Cúspide de Leão-Virgem (23/08)

Pessoas nascidas na transição de Leão para Virgem são mais perfeccionistas e comunicadoras, naturalmente expressivas, criativas e organizadas.

- Cúspide de Virgem-Libra (23/09)

Para a transição de Virgem para Libra, as pessoas se tornam mais sonhadoras e menos rotineiras, fugindo do materialismo. Nesse período também há mais criticidade e assertividade por influência do signo de Virgem, tornando a pessoa mais segura ao fazer escolhas.

- Cúspide de Libra-Escorpião (23/10)

Já a transição de Libra para Escorpião é marcada pela intuição, de natureza misteriosa e idealista. Pessoas nascidas nesse período tendem a enxergar as motivações ocultas de outras e ter mais facilidade em atividades como o flerte.

- Cúspide de Escorpião-Sagitário (22/11)

Nascidos na transição de Escorpião para Sagitário são pessoas mais otimistas, naturalmente empáticas, que buscam relações profundas.

- Cúspide de Sagitário-Capricórnio (22/12)

Pessoas que pertencem a esse período possuem um senso de responsabilidade aflorado, com fortes ambições. No entanto, estão sempre em busca de oportunidades para aproveitar a vida e se divertir. São pessoas que desejam estabilidade, sem perder o equilíbrio com a diversão. 

- Cúspide de Capricórnio-Aquário (21/01)

Nascidos na transição de Capricórnio para Aquário também são equilíbrios entre o novo e antigo, sabendo lidar com tradições e gerações diversas. 

Essas pessoas tendem a ser mais caladas e observadoras, possuindo facilidade, no entanto, para desenvolver ideias.

- Cúspide de Aquário-Peixes (20/02)

Por fim, as pessoas nascidas na transição de Aquário para Peixes costumam ser mais independentes e racionais, sem perder a consciência coletiva.

A influência de ambos os signos também os torna mais intuitivos e sonhadores, sendo mais criativos.

*Texto da estagiária Sofia Galois com supervisão da editora Erika Santos.

Pontos moeda