Recentemente, o Twitter anunciou mudanças nas políticas do selo de verificação. Os famosos selos azuis, que até então eram concedidos apenas aos usuários da plataforma com uma boa interação na rede social e com contas autênticas e ativas no interesse público, agora ganhou um novo significado.
Os selos azuis indicam os membros do “Twitter Blue”: a comunidade de assinantes da plataforma. Com o serviço, os usuários terão acesso a algumas ferramentas de segurança, como, por exemplo, a verificação em dois fatores.
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Além da assinatura, para receber o selo de verificação é preciso atender alguns critérios estipulados pela plataforma. São eles:
— A conta deve ter um nome de exibição e uma foto de perfil;
— Para assinar o “Twitter Blue”, a conta deve ter sido ativa nos últimos 30 dias;
— A conta deve ter mais de 90 dias após a assinatura e ter um celular confirmado;
— A conta não deve ter tido alterações recentes na foto do perfil, nome de exibição ou nome do usuário (@identificador);
— A conta não deve ter sinais de ser enganosa ou mal-intencionada;
— A conta não deve ter sinais de envolvimento em manipulação da plataforma e spam.
O empresário Elon Musk, CEO do Twitter, chegou a anunciar que, a partir de 01 de abril de 2023, apenas os assinantes da plataforma teriam o selo azul. Ou seja, contas que já eram verificadas perderiam o selo caso não assinasse ao “Twitter Blue”, mas a mudança foi adiada e ainda não tem prazo para ocorrer.
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Além do selo azul, o Twitter têm outros dois selos de identificação. O selo dourado indica que a conta pertence a uma empresa ou marca. Já o selo cinza indica que a conta representa uma organização ou autoridade governamental.
Selo de verificação em outras redes sociais
O selo de verificação em outras redes sociais, por enquanto, não terão mudanças no Brasil. No Facebook e Instagram, redes sociais do grupo Meta, o selo indica que o usuário da conta confirmou a autenticidade e produz conteúdos autênticos e com relevância.
O usuário precisa atender aos seguintes critérios:
— Representar uma pessoa real ou uma entidade/empresa registrada;
— Ser a única presença da pessoa ou empresa em questão. Apenas uma página ou perfil por pessoa ou por empresa pode ser verificado, com exceções para páginas e perfis específicos de idiomas.
— Ter a seção “sobre” completa, foto da página ou perfil e atividades recentes, com pelo menos uma publicação.
— Representar pessoas, marcas ou entidades bastante conhecidas e pesquisadas. Antes de conceder o selo, o grupo Meta analisa páginas e perfis que recebem destaque em várias fontes de notícias. Conteúdos promocionais ou pago não são considerados.
Em alguns países, é possível assinar ao “Meta Verified” e solicitar o selo, desde que atenta aos critérios mencionados acima. No Brasil, a assinatura está disponível para uma quantidade de pessoas restritas. Os interessados precisam entrar em uma lista de espera.
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O TikTok também estipula critérios para receber o selo de verificado. Entre os requisitos exigidos estão:
— Ter a conta ativa e ter sido acessada nos últimos seis meses;
— A conta deve representar uma pessoa, empresa ou entidade real. Somente uma verificação por empresa ou pessoa, exceto para contas de idiomas específicos.
— Se você é uma empresa, instituição ou entidade, o domínio de e-mail deve representar a empresa durante o processo de aprovação da verificação.
— A conta deve ser pública no momento em que o selo é solicitado e ter um perfil completo com biografia, nome, foto do perfil e pelo menos um vídeo.
— A conta deve ter destaque em várias fontes de notícias. Não são considerados comunicados de imprensa e mídia patrocinada ou paga.
— A conta de ter autenticação multifator com um e-mail verificado. Isso garante que o proprietário autêntico permaneça sendo o proprietário autêntico e esteja protegido contra agentes mal-intencionados.
Por que ter um selo de verificação?
A especialista em marketing e negócios interativos Camila Silveira explica que o selo é um importante aliado da credibilidade das marcas e pessoas públicas. Ele indica aos demais usuários da plataforma que aquela conta é autêntica e produz conteúdos com relevância.
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Para a especialista, apesar de algumas plataformas oferecem a possibilidade de assinaturas que facilitem o acesso ao selo de verificação, o mais interessante para empresas e figuras públicas é conquistá-lo de forma natural, por meio do engajamento, de conteúdos com qualidade e relevância.
“Todos querem construir uma carreira, se posicionar no mercado e se tornar um profissional que tem credibilidade como autoridade naquela profissão. Assim, é muito mais interessante adquirir o selo de verificação azul da forma que já estamos acostumados, pois quando se tem um produto/serviço de desejo, geramos um ego e competição natural por tal aquisição, logo, transformar isso em algo ‘comprável’ de forma camuflada e injusta irá desapontar os que se esforçaram para se diferenciar no mercado“, detalhou.
Os usuários podem solicitar o selo através dos canais disponibilizadas pelas redes sociais, desde que atendam aos critérios estipulados por cada plataforma.