De pistola inteligente a caveirão da PF: o que vem por aí na área de segurança
O secretário de Segurança do ES, Alexandre Ramalho, mostrou em suas redes sociais alguns equipamentos e armas que vão ajudar no combate à violência
Com expectativa de receber até 45 mil visitantes até esta sexta-feira (14), a maior feira de defesa e segurança da América Latina, a LAAD Defence & Security, que acontece no Riocentro, no Rio de Janeiro, traz entre as novidades blindados, tanques, binóculos optrônicos com visão noturna, barcos, avião supersônico, coletes especiais e armas variadas e inteligentes.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O secretário de Segurança Pública do Espírito Santo, coronel Alexandre Ramalho, esteve na feira e mostrou em suas redes sociais algumas das novidades que conferiu de perto.
“Oportunidade como gestor de conhecer novos equipamentos, novas viaturas, proteção individual para os nossos policiais, tecnologia, interagir com a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Forças Armadas. Conhecer também os diversos equipamentos que são mostrados nesta feira e que atendem as nossas Forças Armadas”, disse Ramalho.
Um dos equipamentos mostrados pelo secretário é o drone 100% brasileiro que lança cápsulas de gás de efeito moral por controle remoto, sendo recomendado para enfrentar desordem pública.
Também está entre as novidades da feira a bodycam VB400, da Motorola Solutions, câmera que grava e é acoplada ao colete do uniforme policial. Ela pode ser usada também para reconhecer suspeitos e até placas de veículos.
Já a Condor está lançando a pistola inteligente Defensor FR-100 (calibre dez) com tecnologia avançada para controle e segurança no uso de munição de borracha. Entre as inovações incorporadas, destaca-se um sistema de controle que permite obter relatórios detalhados de disparos, incluindo data, hora, geolocalização e ângulo no momento do tiro.
Além disso, a pistola conta com recursos de rastreabilidade por meio da leitura do número de série por uma memória inviolável e integração com outros dispositivos, como bodycams. A posição e a utilização da pistola também podem ser monitoradas em tempo real.
Outro destaque da feira é o blindado Scorpion da Polícia Federal (popularmente chamado de caveirão), produzido pelo Streit Group dos Emirados Árabes Unidos, projetado para oferecer alta capacidade de sobrevivência para equipes de resposta tática e unidades de forças especiais em incursões de alto risco.
A feira reúne 160 delegações, fabricantes, Forças Armadas, polícias, forças especiais, agências governamentais e executivos da indústria de defesa.