Consumidores relatam adiamento de viagens marcadas e dificuldade para resolver problemas com o Hotel Urbano (Hurb). Nesta semana, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) abriu um processo contra a agência de turismo online e deu cinco dias para que a empresa apresente um plano para solucionar os problemas.
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Elisa Machado e o companheiro João Gabriel pretendem se casar no início de maio. O casal está junto há três anos e, para celebrar a união, marcou uma viagem para a Grécia. Elisa conta que comprou, em dezembro de 2021, um pacote para conhecer o país, mas agência de turismo adiou a viagem.
“Aproximadamente 20 dias antes da primeira data que a gente tinha sugerido, eles informaram que vão reagendar para o segundo semestre ou para 2024, sendo que as três datas que a gente colocou como possibilidade eram agora no primeiro semestre de 2023“, disse.
O casal entrou com uma ação contra a empresa. A Justiça concedeu uma liminar obrigando a Hurb a cumprir com o contrato, mas até agora eles seguem sem resposta e a viagem dos sonhos virou motivo de aflição.
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Segundo a Senacon, nos três primeiros meses deste ano, a Hurb recebeu mais de sete mil reclamações. Além disso, o índice de solução de problemas da empresa caiu.
A secretaria, que é ligada ao Ministério da Justiça, notificou a empresa para que apresente, em até cinco dias, um plano para resolver as reclamações dos consumidores. Em caso de descumprimento, órgão pode aplicar multas que chegam a R$ 13 milhões e determinar a suspensão das atividades da agência.
Na última segunda-feira (24), o CEO da empresa, João Ricardo Mendes, renunciou ao cargo após o vazamento de um vídeo em que xinga e expôs os dados pessoais de um cliente que reclamava dos serviços da empresa.
Em nota, a Hurb informou que, por questões legais, não comenta ações em andamento e afirmou que tudo será esclarecido perante o Ministério da Justiça.
Consumidor deve ficar atento ao comprar pacotes de viagens
O advogado especialista em Direito do Consumidor Rafael Lima orienta para que o consumidor adote alguns cuidados na hora de comprar um pacote de viagem.
“Se a oferta for muito tentadora, desconfie, pois não existe milagre. Existem muitos mecanismo atualmente para as pessoas verificarem a idoneidade da empresa, existem algumas plataformas que as pessoas podem registrar reclamações. É importante ficar atento nessas reclamações, nas respostas da empresa, por exemplo“, explica.
O advogado lembra que, caso a empresa não cumpra com o combinado, o consumidor deve ficar atento aos seus direitos.
“Se comprou, ele tem direito ao cumprimento da oferta e, se a empresa não cumprir, pode acionar judicialmente“, frisa.
*Com informações do repórter Rodrigo Schereder, da TV Vitória/Record TV.