50 fraturas e 13 cirurgias: quem é a "menina dos ossos de vidro"
Vitória Bueno, uma criança de 11 anos, enfrenta uma síndrome rara conhecida como "osteogênese imperfeita" ou "ossos de vidro"
Vitória já enfrentou quase 50 fraturas e passou por 13 cirurgias, incluindo implantes de hastes de metal nos braços e nas pernas para manter o alinhamento dos ossos. Sua jornada foi destacada em uma reportagem do Fantástico, na TV Globo, neste domingo (28).
LEIA MAIS: IPVA 2024: como funciona? Veja tudo o que precisa saber sobre o imposto
Vitória e seus pais, Vânia e Edson, precisaram se mudar do Brasil para os Estados Unidos há quase nove anos em busca do tratamento mais adequado para ela. Seu caso é acompanhado pelo médico Errol Mortime, em Boston.
Segundo o profissional, "Uma criança como ela, sem cirurgia, nunca caminharia. Mas ela está se desenvolvendo, em muitos aspectos, muito melhor do que outras crianças na situação dela."
A síndrome afeta seu crescimento, e aos 11 anos, Vitória tem apenas 90 centímetros de altura, com expectativa de alcançar, no máximo, 1,20 metro na idade adulta.
"Muitos tipos diferentes de osteogênese imperfeita existem, e o dela é o tipo três, o que significa que os ossos se quebram muito, muito facilmente. Se não tratarmos preventivamente, ela vai viver só usando gesso", acrescenta Mortime.
Na reportagem, Vitória compartilhou como é viver com essa condição. "Eu sei que quebrei [algum osso], aí eu grito, falo. Às vezes, minha mãe ouve o estalo. Dá para ver porque eu estou chorando", desabafou.
Nas redes sociais, Vitória inspira ao compartilhar sua jornada de tratamento. Com frequência, ela demonstra animação, especialmente quando está com seu andador, que lhe proporciona mais independência.